Home Portal Notícias Manchetes Datafolha: sete em cada dez brasileiros são contra privatização

Datafolha: sete em cada dez brasileiros são contra privatização

4 min read
0

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (26) mostra que sete em cada dez brasileiros são contra a política de privatização do governo golpista, claramente gerenciada pelo empresariado e bancos privados. A maior parte dos brasileiros – 67% – também acredita que a venda de empresas estatais gera mais prejuízo do que benefício para a população.

De acordo com especialistas ouvidas pela Folha de S. Paulo, é justamente a resistência às privatizações que dificulta o governo a vender as estatais, como no caso da Eletrobras.

A venda da Petrobras também é rechaçada por 70% da população. Ministros e pessoas ligadas ao governo golpista já deram declarações afirmando que existe a intenção de privatizar a empresa. Coincidentemente, o governo deu início a uma operação de desmonte da Petrobras auxiliada, inclusive, pela Lava Jato. Junto a essa estratégia, está a venda do pré-sal brasileiro e a redução da participação da empresa na exploração do óleo.

A venda das empresas estatais é denunciada amplamente pelo PT e por outros partidos de oposição que têm ocupado o Parlamento e votando contrário aos projetos governistas.

Simpatizantes do PSDB também são contra
A oposição às privatizações foi encontrada em todos os estratos sociais, apenas entre pessoas com renda mínimo de dez salários mínimos por mês, a política é aprovada em maioria.

Até entre eleitores do PSDB, um dos partidos do golpe e que aprovam esse tipo de medida, a privatização é rechaçada com 55% de tucanos contrários.

A política neoliberal implantada no Brasil pós golpe tem como base a retirada de direitos, o sacrifício do trabalhador em troca da política do mercado financeiro que tem como um dos pilares a privatização das empresas públicas. Várias pesquisas realizadas neste ano mostram que população entendeu o que está acontecendo e se posiciona claramente contrária à política do atual governo, como no caso das reformas.

De acordo com a pesquisa Datafolha, os moradores do Norte e Nordeste são os mais resistentes à desestatização, com 78% e 76% respectivamente. No sudeste, 65% são contrários também.

Foram ouvidas 2.765 pessoas com margem de erro de dois pontos percentuais.

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Programa “Future-se” do governo Bolsonaro é uma ameaça à Universidade pública, adverte Margarida Salomão

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) fez hoje (19) severas críticas ao programa Future-se,…