Home Portal Notícias Comissão aprova cancelamento de decreto que adiou Conferência das Cidades

Comissão aprova cancelamento de decreto que adiou Conferência das Cidades

3 min read
0

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara aprovou nesta semana o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 707/17), do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que susta o Decreto 9.076/17, do governo Temer, que adiou para 2019 a Conferência Nacional das Cidades. A conferência deveria ter sido realizada no ano passado, mas o governo ilegítimo adiou o evento alegando restrições orçamentárias.

“Foi uma importante vitória, porque além de cancelar a Conferência das Cidades, o decreto de Temer ameaça a própria existência do Conselho Nacional das Cidades, o maior instrumento de garantia da gestão democrática da Política Nacional de Habitação e Desenvolvimento Urbano”, comemorou o deputado Paulo Teixeira.

Decreto 9.076/17 adiou a conferência e criou novas regras para a composição das entidades e a eleição dos membros do Conselho Nacional das Cidades (Concidades).

Desarticulação – A aprovação do projeto foi defendida pelo relator, deputado Givaldo Vieira (PT-ES). Para ele, o adiamento do evento para 2019 provocará a desarticulação das organizações municipais e estaduais, que participam da conferência, “gerando prejuízos à formulação de planos e programas relacionados às cidades, como também ao acompanhamento das ações afins do Poder Executivo”.

Givaldo Vieira afirmou ainda que o decreto foi editado “sem justificativa plausível” do governo.

Estatuto da Cidade – A Conferência Nacional das Cidades e o Concidades foram criados pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01) como fóruns de formulação, estudo e proposição de diretrizes para o desenvolvimento urbano e metropolitano do País. A conferência das cidades foi realizada nos anos de 2003, 2005, 2007, 2010 e 2013.

O PDC 707/17 ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça, antes de seguir para apreciação do plenário da Câmara.

PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel denuncia que regularização fundiária proposta por Bolsonaro acentua injustiça agrária

A preocupação com a medida provisória (MP 910/19), editada esta semana pelo governo federa…