Home Portal Notícias Lançada Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional em SC

Lançada Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional em SC

3 min read
0

Parlamentares, lideranças políticas, sindicais e trabalhadores do setor elétrico participaram da instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, na segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

O objetivo da frente é denunciar as ações do governo Temer (PMDB/PSDB) que afrontam a soberania nacional assegurada na Constituição Nacional, por exemplo, as privatizações no setor elétrico e a venda do pré-sal. No ato foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Eletrosul. Participaram do ato parlamentares e lideranças do PT, PMDB, PCdoB e PDT.

O líder da Oposição no Congresso, deputado Décio Lima (PT-SC), afirmou que o Brasil não é soberano.  “A discussão sobre a defesa da soberania nacional deve começar com a seguinte pergunta. Somos efetivamente um país soberano? Não. Somos um país submetido ao mercado globalizado e aos seus requintes e crueldades, que levaram milhões de pessoas a exclusão. O povo saiu fora da agenda destes acontecimentos. O mercado é o foco principal”, afirmou.

O deputado ainda destacou a ação do governo Temer de vender o pré-sal, por meio da MP 795, em debate no Congresso Nacional. “Nenhum país que vive submetido a estas regras tem domínio da sua nacionalidade, do seu patrimônio e dos interesses do seu próprio povo. Um país que se submete ao processo de pilhagem desta riqueza, que nos entusiasmava para o desenvolvimento, distribuição de riqueza, melhoria do ensino público e da saúde foi a quebra do modelo de partilha do pré-sal, que é entregue sorrateiramente às petroleiras internacionais, como a Shell, vergonhosamente com desonerações tributárias que o povo brasileiro e as cadeias produtivas nunca alcançaram na ordem de R$ 1 trilhão, com a venda do pré-sal”.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional no Congresso Nacional, senador Roberto Requião, a frente tem como objetivo combater a recidiva do capital financeiro e defender a atuação estatal em áreas estratégicas, como é o caso da energia elétrica.

 

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Aprovada proposta do PT e do PSOL que garante prioridade para mulher chefe de família no auxílio emergencial

O plenário aprovou nesta terça-feira (2), o projeto de lei (PL 2835/20), do deputado José …