Home Portal Notícias Câmara homenageia 50 anos do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes

Câmara homenageia 50 anos do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes

4 min read
0

A Câmara dos Deputados homenageou nesta segunda-feira (27) o cinquentenário do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), também conhecido como Hospital das Clínicas. A iniciativa da sessão solene foi do deputado Givaldo Vieira (PT-ES) que já destinou mais de R$ 1,2 milhão em emendas para fortalecer a estrutura e atendimento de saúde aos capixabas.

“O Hospital das Clínicas é reconhecido pelo povo capixaba como um de seus patrimônios. E essa sessão solene tem o papel de inscrever na história dessa Casa sua importância para a sociedade, para os profissionais de saúde e também para a rede pública de hospitais do País. Portanto, homenageamos aqui a direção do hospital, e os cerca de 1700 servidores e estudantes que são componentes fundamentais da família do Hospital das Clínicas”, destacou Givaldo.

Ao agradecer a homenagem, o superintendente do HUCAM, Luiz Alberto Ferreira Jr observou que “além de referência no atendimento da saúde pública o hospital também é destaque em pesquisa e na extensão do ensino dos cursos vinculados à área da saúde”. O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) foi o vencedor do Prêmio de Excelência Melhor Hospital Público de 2017.

Em nome da mantenedora do hospital, o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Reinaldo Duccatti, ressaltou que apesar das dificuldades financeiras o HUCAM continua prestando bons serviços à população. “O hospital universitário é a mais importante instituição de saúde do Espírito Santo, e atende pacientes também de estados como a Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, ressaltou.

A sessão solene contou com a participação do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, e de outros integrantes da direção do HUCAM.

Histórico– Fundado inicialmente na década de 1940 como um sanatório especializado no tratamento da tuberculose, o Hospital das Clínicas surgiu em 1967 para servir de campo de estágio do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em 1980, com a morte do Dr. Cassiano Antônio Moraes, um dos idealizadores da transformação do antigo sanatório em um espaço propício para a formação médica, a instituição conhecida como Hospital das Clínicas foi denominada “Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes”.

 

Héber Carvalho

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel denuncia que regularização fundiária proposta por Bolsonaro acentua injustiça agrária

A preocupação com a medida provisória (MP 910/19), editada esta semana pelo governo federa…