Home Portal Notícias Câmara homenageia 50 anos do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes

Câmara homenageia 50 anos do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes

4 min read
0

A Câmara dos Deputados homenageou nesta segunda-feira (27) o cinquentenário do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), também conhecido como Hospital das Clínicas. A iniciativa da sessão solene foi do deputado Givaldo Vieira (PT-ES) que já destinou mais de R$ 1,2 milhão em emendas para fortalecer a estrutura e atendimento de saúde aos capixabas.

“O Hospital das Clínicas é reconhecido pelo povo capixaba como um de seus patrimônios. E essa sessão solene tem o papel de inscrever na história dessa Casa sua importância para a sociedade, para os profissionais de saúde e também para a rede pública de hospitais do País. Portanto, homenageamos aqui a direção do hospital, e os cerca de 1700 servidores e estudantes que são componentes fundamentais da família do Hospital das Clínicas”, destacou Givaldo.

Ao agradecer a homenagem, o superintendente do HUCAM, Luiz Alberto Ferreira Jr observou que “além de referência no atendimento da saúde pública o hospital também é destaque em pesquisa e na extensão do ensino dos cursos vinculados à área da saúde”. O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) foi o vencedor do Prêmio de Excelência Melhor Hospital Público de 2017.

Em nome da mantenedora do hospital, o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Reinaldo Duccatti, ressaltou que apesar das dificuldades financeiras o HUCAM continua prestando bons serviços à população. “O hospital universitário é a mais importante instituição de saúde do Espírito Santo, e atende pacientes também de estados como a Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, ressaltou.

A sessão solene contou com a participação do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, e de outros integrantes da direção do HUCAM.

Histórico– Fundado inicialmente na década de 1940 como um sanatório especializado no tratamento da tuberculose, o Hospital das Clínicas surgiu em 1967 para servir de campo de estágio do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em 1980, com a morte do Dr. Cassiano Antônio Moraes, um dos idealizadores da transformação do antigo sanatório em um espaço propício para a formação médica, a instituição conhecida como Hospital das Clínicas foi denominada “Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes”.

 

Héber Carvalho

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

2ª instância: Liberdade de Lula está próxima se STF cumprir a Constituição, avaliam petistas

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quinta-feira (17) três ações para …