Home Portal Notícias Artigos Pedro Uczai denuncia manobra do governo para viabilizar privatização da Caixa

Pedro Uczai denuncia manobra do governo para viabilizar privatização da Caixa

5 min read
0

Em artigo publicado em suas redes sociais, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) alerta, que está em curso uma tentativa de alteração do estatuto da Caixa Econômica Federal para permitir a abertura do seu capital. “Em outras palavras, privatizar a instituição financeira que pertence à toda a população brasileira”.

No texto, o deputado ressalta a importância da Caixa, lembrando o seu papel social e estratégico para o desenvolvimento do País. “A Caixa não é um banco qualquer. É ela quem administra vários programas sociais oferecidos à população, a exemplo do Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Ou seja, é um banco com papel estratégico para o desenvolvimento brasileiro”.

 

Leia abaixo a íntegra do artigo:

 

Não à privatização da Caixa Econômica Federal

Foi com profunda indignação que recebi a notícia da intenção do governo golpista de privatizar a Caixa Econômica Federal. Está em curso uma tentativa de alteração do estatuto do banco para permitir a abertura do seu capital, primeiro passo para a transformação da Caixa em Sociedade Anônima. Em outras palavras, privatizar a instituição financeira que pertence à toda a população brasileira.

Ao mesmo tempo, alegra-me saber que os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa estão mobilizados contra a privatização do banco e a consequente entrega do patrimônio público para a iniciativa privada. Na terça-feira, dia 17 de outubro, o Salão Verde desta Casa foi palco de um ato contra a tentativa de mais este retrocesso patrocinado pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

Realizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, criada em junho deste ano por iniciativa do Senador Lindbergh Farias, o ato contou com a participação de colegas parlamentares, trabalhadores da Caixa e dirigentes de entidades em defesa dos interesses dos empregados do banco. O saldo foi a criação de uma frente ampla de mobilização em defesa de uma Caixa Econômica Federal 100% pública.

Composta por parlamentares, representantes da sociedade civil, associações de pessoal da Caixa e empregados de outras empresas públicas, entre outros, a frente tem como slogan “Defenda a Caixa Você Também” – para mostrar que toda a população brasileira sairá prejudicada com a privatização do banco. Por isso a necessidade de envolvimento da sociedade civil.

A exemplo de outras medidas pretendidas pelo governo ilegítimo, não foi feita nenhuma discussão com a sociedade ou parlamento sobre a intenção de vender a Caixa. Decidiram sozinhos uma medida que tem profundo impacto em praticamente todos os setores da sociedade brasileira. Um governo sem votos, sem legitimidade junto ao povo. Um governo golpista.

A Caixa Econômica Federal não é um banco qualquer. É ela quem administra vários programas sociais oferecidos à população, a exemplo do Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Ou seja, é um banco com papel estratégico para o desenvolvimento brasileiro. E não será a sua venda que equilibrará o caixa do governo. Especialmente um governo que usa dinheiro público para compra de apoio parlamentar com o objetivo de fugir de investigações dos crimes que cometeu.

Pedro Uczai

Deputado Federal – PT-SC

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Atentado contra caravana é reação da elite que vê aproximar-se a vitória de Lula

“O que aconteceu ontem (27) é reflexo do que estamos sentindo em toda a caravana. O fascis…