Home Portal Notícias Fórum debaterá soluções para mobilidade urbana no país

Fórum debaterá soluções para mobilidade urbana no país

4 min read
0

Arquitetos e urbanistas, pesquisadores e parlamentares vão debater, nesta quarta-feira (4), no plenário 16 da Câmara dos Deputados, possíveis soluções para os problemas de mobilidade nas cidades brasileiras. O crescimento no número de carros, a precariedade dos transportes públicos e os prejuízos aos pedestres são algumas das questões na pauta. O tema será discutido na quarta edição do Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano, iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O debate acontecerá a partir das 8h.

Estão confirmados na audiência os pesquisadores Nazareno Stanislau, diretor nacional do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), e Pastor Willy, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília (UnB). Participam ainda o presidente da CDU, deputado Givaldo Vieira (PT-ES), que coordenará a audiência, e o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

Na visão de Nazareno Stanislau, os privilégios concedidos aos carros em detrimento dos pedestres nas vias mais importantes das cidades representam um grande desafio.

“Nós, do Instituto MDT, estamos propondo que os municípios façam o levantamento das vias de maior circulação de pedestres e apliquem nessas vias melhorias pensadas para os pedestres: calçadas planas e desobstruídas, mobiliário urbano bem estudado, sinalização e orientação”.

Para Pastor Willy, a questão da mobilidade nas cidades exige um sistema integrado, que possibilite ao usuário ir e vir sem qualquer imprevisto ou obstáculo. “Um sistema de mobilidade urbana refere-se à infraestrutura, à parte normativa, aos vários elementos que possibilitam às pessoas deslocar no espaço urbano, dentro deles o transporte público e o transporte privado”, afirma.

É possível participar já da audiência enviando comentários e perguntas para o portal e-Democracia da Câmara dos Deputados, acessando ao link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/434. Neste espaço, a atividade será transmitida ao vivo e os questionamentos mais votados serão respondidos pelos debatedores.

AP

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT vai ao STF contra MP de Bolsonaro que retira da Funai demarcação de terras indígenas

O líder em exercício da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), enviou hoje…