Home Portal Notícias Manchetes PT realiza Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em outubro

PT realiza Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em outubro

7 min read
0

A Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT), a Comissão Executiva Nacional e lideranças das bancadas do partido na Câmara e no Senado Federal vão promover, nos dias 2 e 3 de outubro, em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas do PT. O evento, que será realizado no Hotel San Marco, tem como foco “os impactos da conjuntura para os municípios, diretrizes do modo petista de governar, desafios e ações”.

O encontro começa na segunda feira (2) com debate – das 9h às 18h – sobre os impactos da conjuntura para os municípios e a Resoluções do 6º Congresso Nacional do PT, entre outros. O ex-presidente Lula, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o Secretário Nacional de Assuntos Institucionais do PT, deputado José Guimarães (CE), participam do debate que das 19 às 21 h. Os líderes das bancadas do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), e no Senado, Lindbergh Farias (RJ), e os governadores petista da Bahia, Rui Costa, do Piauí, Wellington Dias, e de Minas Gerais, Fernando Pimentel, também estarão presentes no evento.

Políticas afirmativas – De acordo com a diretora da ENFPT, Selma Rocha, o espírito é assegurar duas questões. “Primeiro que nossos prefeitos e prefeitas compreendam o sentido profundo do golpe, que o desmonte do estado de direitos no Brasil é condição de expansão do capital, que a continuidade da luta por esses direitos passa por termos políticas afirmativas nas cidades e regiões. É importante pensar em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento ambiental, desenvolvimento cultural em termos regionais”.

“Isso envolve uma rede de integração, seja entre os prefeitos, seja entre equipes de governo, seja entre os movimentos, para assegurar que se descubra as vocações regionais e que se trabalhe nesse sentido de explorar essas vocações para que as cidades tenham um desenvolvimento sustentável que permita sua sobrevivência. A mesma coisa vale para a constituição dos consórcios como instrumento jurídico que pode permitir por exemplo convênios com universidades, no trabalho nas áreas de saúde, educação, cultura, na área ambiental”.

“Nosso trabalho, além de permitir qualificação, é para permitir troca de experiência entre prefeitos. Além de especialistas, vamos levar prefeitos de pequenas, médias e grandes cidades para trocas de experiências. Vai ser um curso bem dinâmico”.

Prefeituras Petistas – Atualmente o PT está na prefeitura de 255 cidades e, segundo dados da ENF, quase 80% desses municípios são de até 15 mil habitantes. Essas especificidades fazem com que essas cidades, por exemplo, sejam mais afetadas pela contenção de gastos imposta pela PEC 55 e pelo aumento das demandas por assistência social.

Por conta desta questão, o curso irá abordar a natureza do golpe, o impacto da crise e o desafio para a gestão dos municípios, trabalhando resoluções do 6º Congresso Nacional do partido, além de discutir o papel da prefeita e do prefeito do PT como liderança das cidades, mas também como lideranças regionais.

O conteúdo a ser debatido está sendo preparado em reuniões periódicas desde o mês de maio. Entre os palestrantes haverá nomes como o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o economista Antônio Carlos Granado; o diretor da Fundação Perseu Abramo, Artur Henrique; o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu; a economista Esther Bemerguy, entre outros.

 Serviço

As inscrições devem ser feitas até 28 de setembro, em formulário próprio.

Não haverá taxa de inscrição.

A alimentação das/dos inscritas/os será arcada pela ENFPT.

As demais despesas serão responsabilidade das (os) participantes.

Telefone para reservas de hospedagem – (61) 2103-8484 com setor de reservas – informar que é o Encontro do PT.

Informações

Escola Nacional de Formação do PT – ENFPT – 11 5571-4299 ramal 145 Liderança do PT na Câmara – (61) 3215-9162/9131 com Elaine Drumond

 

PT na Câmara e Agência PT de Notícias, com informações da Escola Nacional de Formação do PT

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 550 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 550 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba &#…