Aprovado debate sobre violência contra as mulheres na internet

0

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados (CMulher) aprovou, nesta quarta-feira (13), requerimento da deputada Ana Perugini (PT-SP) para a realização de um debate sobre violência contra as mulheres na internet. A audiência pública “Mulheres, violências e mídias sociais: como prevenir e combater crimes de ódio contra as mulheres na internet”, com data ainda a ser definida pela comissão, vai ser realizada em conjunto com a Secretaria da Mulher da Casa Legislativa.

“Com a internet, novas modalidades de crimes contra as mulheres são praticadas todos os dias. As redes sociais se tornaram um mecanismo de reprodução de violência e perturbação contra as mulheres, expondo publicamente seus dados e sua intimidade”, escreveu Ana Perugini, ao justificar a necessidade da discussão.

No documento, a parlamentar, que é coordenadora nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, cita dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimam que 95% de todos os comportamentos agressivos e difamadores na rede tenham as mulheres como alvo.

De acordo com a agência, 70% das mulheres que utilizam a web no mundo já sofreram algum tipo de violência online. Noventa e sete por cento delas foram exploradas sexualmente, segundo relatório divulgado em 2015 pela Comissão de Banda larga da ONU.

O relatório da comissão aponta ainda que 20% das usuárias vivem em países onde assédios e abusos sexuais não são punidos pelas autoridades. Entre os 86 países investigados, apenas 26% adotam medidas judiciais apropriadas nesses casos.

(AP)

Leia mais artigos relacionados
Load More By Assessoria
Load More In Notícias
Comentários estão fechados

Leia Também

Diretório Nacional do PT divulga nova Resolução Política

O PT divulgou na noite desta sexta-feira (21) resolução política aprovada durante reunião …