Home Portal Notícias Manchetes Edição do Globo é rasgada na Tribuna sob protestos

Edição do Globo é rasgada na Tribuna sob protestos

7 min read
0

O deputado Zé Geraldo (PT-PA), ao discursar na tribuna da Câmara nesta quarta-feira (6), rasgou a edição de hoje do jornal O Globo. “Esse jornal aqui não presta nem para lixo”, afirmou, enquanto rasgava em pedacinhos a edição. O protesto e a indignação vêm do fato de o jornal ter manipulado a sua capa para associar a imagem dos R$ 51 milhões encontrados em apartamento ligado a Geddel Vieira Lima, braço direito de Temer, aos ex-presidentes Lula e Dilma.

A manchete principal do jornal trata da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra Lula e Dilma, mas a foto gigantesca logo abaixo da matéria é a das caixas e malas de dinheiro apreendidos em um apartamento em Salvador de uma pessoa ligada a Geddel Vieira, ex-ministro da Secretaria de governo de Michel Temer.

“E esse povo, desde o mensalão, vem dizendo que o PT é uma organização criminosa. O jornal O Globo traz hoje em sua manchete: Janot denuncia Lula, Dilma e o PT por organização criminosa. Até quando vocês vão mentir para o povo brasileiro?”. Vocês não têm vergonha?”, questionou o deputado Zé Geraldo.

A atitude do jornal, na avaliação do deputado do PT do Pará é de desespero. “Vocês estão desesperados porque, depois de todo esse tempo, se houver eleição nesta semana, o líder político dessa organização criminosa a ganha no primeiro turno”, afirmou. Zé Geraldo ainda provocou convidando os estudantes de jornalismo do País e os centros acadêmicos a se revoltar contra esse falso jornalismo.

“Ocorre a apreensão dessa montanha de dinheiro. Essa é a maior apreensão de dinheiro em espécie que a Polícia Federal já fez no Brasil, mas a manchete não é sobre essa montanha de dinheiro”, lamentou.  E acrescentou: “Sobre esse fato escandaloso consta uma notinha ao lado, bem pequenininha, em que nem aparece o nome do articulador disso tudo, do guardador desse dinheiro. Eles colocam a matéria bem no meio, em uma página em que o cidadão vai ter que revirar todo o jornal. Mas a manchete continua sendo sobre o Partido dos Trabalhadores, para tentar incriminar o presidente Lula”.

O deputado Décio Lima (PT-SC), líder da Minoria no Congresso, também usou a tribuna par criticar e protestar contra a manipulação do jornal O Globo. “A manchete diz, de forma acusatória, que Lula, Dilma e o PT são uma organização criminosa. Há a foto das malas do dinheiro do PMDB. As malas do dinheiro do golpe. As malas do dinheiro do PSDB. Aliás, este retrato humilha o povo brasileiro pela sua crueldade. O povo brasileiro das filas da saúde pública, o povo brasileiro que vê a redução das políticas públicas, do Pronaf, do ProUni, do Minha Casa, Minha Vida”.

Este jornal, continuou Décio Lima, faz parte dessa “mídia enganosa, cujas ações nós não temos como adjetivá-las a não ser de crápulas — e me perdoem aqui a palavra chula. São crápulas! São verdadeiros bandidos que tentam manipular a opinião pública, que tentam de forma dissimulada criar um ambiente de enganação, próprio daqueles que não têm argumentos. Quem não tem argumentos tenta fazer isso, tenta fazer o que eles estão fazendo. Mas aqui cai também a racionalidade possível”, afirmou.

Décio Lima, ainda da tribuna, provocou o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. “Neste momento queria pergunta ao Janot cadê o domínio do fato? Foi V.Exa. quem trouxe uma nova denúncia com gravações e a encaminhou ao ministro Edson Facchin (do STF), e, no mesmo momento, faz uma denúncia falsa, com silogismo falsos contra o presidente Lula, a presidenta Dilma e o PT, cuja ação criminosa foi tirar os milhões de excluídos, foi mexer no bolso da riqueza deste País para dividir com o povo brasileiro um pouco daquilo que é seu pela natureza e da soberania do nosso País” citou.

Vânia Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra

 

 

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Atentado contra caravana é reação da elite que vê aproximar-se a vitória de Lula

“O que aconteceu ontem (27) é reflexo do que estamos sentindo em toda a caravana. O fascis…