Home Portal Notícias Manchetes Deputados destacam importância da LOSAN no combate à miséria

Deputados destacam importância da LOSAN no combate à miséria

5 min read
0

O deputado João Daniel (PT-SE) comemorou, em plenário nesta terça-feira (15), os 11 anos de criação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN). Na Câmara, a data foi marcada pela realização de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Paulão (PT-AL), e da Frente Parlamentar em Defesa Segurança Alimentar, presidida pelo deputado Padre João (PT-MG). “Lula, Dilma e todos nós do Partido dos Trabalhadores temos orgulho de ser aqueles que lutaram e implementaram políticas estruturantes – em especial, de combate à pobreza e à miséria do Brasil”, afirmou João Daniel.

A Losan, sancionada por Lula em 2006, institucionalizou a responsabilidade do poder público na promoção do direito de todas as pessoas ao acesso regular e permanente a alimentos – em qualidade e quantidade – e criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A proposta de criação da Losan foi uma das principais deliberações da II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Olinda (PE) em 2004.

João Daniel pontuou que, antes dos governos do PT, “a fome no Brasil sempre fez parte da paisagem”. “Milhões de crianças dormiam e acordavam sem ter o que comer. Um quadro em que entrava governo e saia governo e o problema permanecia como parte de um processo natural de miséria”, lamentou. “Mas, com a ação dos governos Lula e Dilma, essas pessoas passaram a se alimentar de forma mais digna”, ressaltou.

O parlamentar disse ainda que o ex-presidente Lula tinha como objetivo, no começo do seu primeiro governo, que todo brasileiro tivesse o direito a, no mínimo, três refeições por dia. “Imbuído desse objetivo, implantou o maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família, que foi ampliado e aprofundado no governo Dilma, chegando a beneficiar 14 de milhões de famílias, em torno de 50 milhões de pessoas”, explicou.

João Daniel reforçou que Losan, que completa 11 anos agora, é um marco social de grande relevância, no combate à fome e à má alimentação dos cidadãos brasileiros. Ele saudou ainda o deputado Patrus Ananias (PT-MG), que foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e liderou todo esse processo de mudanças, bem como o deputado Padre João, cujo mandato mantém uma dedicação permanente contra o problema da fome.

“Continuaremos na luta contra esse governo golpista, que tem destruído todos os programas sociais brasileiros e que ameaça com o retorno da fome no país”, afirmou João Daniel. Também em plenário, o deputado Angelim (PT-AC), falou da importância da Losan e citou Betinho, com um dos precursores dessa luta. “É interessante dizer que nós temos de relembrar o Betinho, temos de relembrar o combate à fome e a miséria em nosso País e, principalmente, no momento em que o Brasil volta ao mapa da fome da Organização das Nações Unidas”, disse.

 

PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Presidente da CDHM solicita ao ministro da Saúde que garanta tratamento para crianças com doenças degenerativas graves

A Atrofia Muscular Espinhal atinge 8 mil pacientes no Brasil e presidente CDHM recebe denú…