Home Portal Notícias Manchetes Margarida Salomão debate ações para reverter cortes nas universidades

Margarida Salomão debate ações para reverter cortes nas universidades

0

A deputada Margarida Salomão (PT-MG), Presidenta da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais, reunirá parlamentares e entidades nesta quinta-feira (10), às 9h, para debater os cortes orçamentários anunciados pelo governo federal que assolam as universidades federais do país. “O objetivo é criarmos ações e movimentos para lutar contra eles”, explica.

Estudo feito pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aponta para um corte de 30% no valor total liberado às universidades e instituições federais de ensino técnico para custeio, além da restrição de 60% no valor designado para investimentos. No total, R$ 2,1 bilhões estão retidos pelo governo federal. Considere-se ainda que o orçamento previsto para o ensino técnico e superior federal já havia sido reduzido na ordem de 11% entre 2016 e 2017.

“Chegamos ao ponto em que diversas universidades estão na iminência de interromper suas atividades, de cancelar seu calendário acadêmico, por conta do estrangulamento financeiro imposto pelo governo Temer. Não vamos aceitar essa devastação”, afirma a deputada.

Margarida Salomão manifesta sua preocupação com o futuro da educação superior e pesquisa no Brasil, ressaltando ainda que Michel Temer, em julho, a menos de uma semana da votação decisiva da denúncia contra ele no plenário da Câmara dos Deputados, liberou emendas milionárias para conseguir se manter no cargo, mesmo sendo ilegítimo e sem apoio popular. No total, Temer empenhou R$ 14 bi em emendas para os deputados aliados.

A reunião para debater ações contra o cortes de recursos para as Universidades Federais acontece nesta quinta-feira(10), na sala de reuniões da terceira suplência da Mesa Diretora da Câmara. Anexo 2, Piso Superior, Ala B, Sala 138.

(AP)

Leia mais artigos relacionados
Load More By Assessoria
Load More In Manchetes
Comentários estão fechados

Leia Também

Parlamentares denunciam “falência do Brasil”

Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Ságuas Moraes (PT-MT) ocuparam a tribuna da Câmara, na …