Home Portal Notícias João Daniel homenageia música e viola caipira

João Daniel homenageia música e viola caipira

0

O deputado João Daniel (PT-SE) participou nesta quinta-feira (13) da sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Música e da Viola Caipira, no plenário da Câmara dos Deputados. O parlamentar é autor do projeto de lei 7981/2017, que institui o dia 13 de julho como Dia Nacional da Música e da Viola Caipira. Ele explicou que essa é uma forma de homenagear os grandes estudiosos que pesquisam esse tipo de música, em especial Cornélio Pires, jornalista, escritor, folclorista que introduziu a música caipira no Brasil.

A sessão solene contou a presença de representantes da Associação Nacional dos Violeiros Caipiras, a exemplo de Mineirinho, seu presidente; de grandes expoentes da música de viola como Volmir, Zé Mulato e Galvãozinho, entre outros, além de Luiz Rocha, apresentador do programa Brasil Caipira, exibido pela TV Câmara.

Para João Daniel, a música de viola representa a autenticidade da música brasileira. “Não queremos obrigar ninguém a gostar da música caipira, mas ela é o que há de mais autêntico, bonito e popular na história do nosso país, principalmente para nós que temos origem no campo”, afirmou.

O parlamentar acrescentou que foi no Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) que ele aprendeu muito sobre cultura e, na oportunidade, parabenizou todos que fazem parte desse movimento, que, entre suas grandes lutas, construiu um forte coletivo de cultura para transformar os assentamentos e acampamentos em espaços de educação e cultura.

Para João Daniel, o projeto proposto por ele é um reconhecimento a todos que fazem a música caipira. “Esse projeto tem como objetivo valorizar e reconhecer todos os violeiros e violeiras do Brasil, que mantêm viva a cultura popular dessa música de raiz. E assim iremos reconhecer também o instrumento da música que representa a alma do povo brasileiro. Vamos em frente defender a cultura brasileira e popular”, declarou.

O projeto de lei 7981, apresentado pelo deputado João Daniel, está aguardando parecer do relator na Comissão de Cultura da Câmara

Leia mais artigos relacionados
Load More By Assessoria
Load More In Notícias
Comentários estão fechados

Leia Também

Zeca Dirceu divulga nota contra fim da Unila

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) manifestou-se, em nota, totalmente contrário à emenda apres…