Home Portal Notícias Rosário manifesta preocupação com cortes em institutos de educação

Rosário manifesta preocupação com cortes em institutos de educação

2 min read
0

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) manifestou preocupação com o corte de investimento e custeio no orçamento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que atendem cerca de um milhão de estudantes em todos os Estados e o Distrito Federal. O governo cortou este ano 30% do orçamento de investimentos e 10% de custeio.

“A educação não pode ser vista como gasto, mas como um investimento público. Os institutos federais levam educação profissional e tecnológica e oportunidades a jovens em todo o País”, destacou Maria do Rosário, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissionalizante.

Segundo Rosário, a expansão da rede federal e a manutenção das escolas estão comprometidas. Atividades vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão estão sendo replanejadas e, em alguns casos, até suspensas. “O custeio das políticas voltadas ao auxílio estudantil, que implica na permanência e êxito dos alunos, bem como na capacitação permanente de servidores, também corre sério risco”, alertou a deputada. Contratos de segurança e limpeza estão sendo cortados.

“Não é possível que a crise política e institucional deste governo contamine umas das áreas mais importantes de uma Nação”, concluiu Maria do Rosário.

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT critica medida de Bolsonaro que libera sorteios pelas TVs: estão criando cassinos, denunciam parlamentares

Com o voto contrário do PT, a Câmara aprovou nesta quarta-feira (3), o texto-base da Medid…