Home Portal Notícias Audiência em prol da criação do Dia Nacional da Música e da Viola Caipira

Audiência em prol da criação do Dia Nacional da Música e da Viola Caipira

6 min read
0

Ao som da apresentação de várias modas de viola, a Comissão de Cultura da Câmara realizou nesta quarta-feira (14), em Brasília, audiência pública para debater a criação do Dia Nacional da Música e da Viola Caipira, a ser comemorado no dia 13 de julho. Proposta pelo deputado João Daniel (PT-SE), entre outros parlamentares, o evento contou com a participação da reconhecida dupla de violeiros Zé Mulato e Cassiano, e também de estudiosos, produtores culturais e outros violeiros. Durante o evento, todos ressaltaram a importância da data para valorizar essa manifestação da cultura brasileira.

“Nós estamos vivendo um período em nosso País onde a indústria cultural promove na grande mídia músicas e artistas visando apenas o interesse comercial, mas muito pouco reconhece a música e a viola caipira que retratam as raízes da cultura brasileira. Então, esse Dia Nacional vai nos ajudar a reconhecer a necessidade de valorizarmos a música e a viola caipira”, ressaltou João Daniel.

Durante a audiência a dupla Zé Mulato e Cassiano cantou alguns de seus sucessos, arrancando aplausos efusivos da plateia. Apesar desse reconhecimento, o professor de música e Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Nunes Corrêa- também violeiro- ressaltou que ainda existe muito preconceito contra a música caipira no País.

“Muitos acham que a música caipira é do passado, mas ela é também do presente e será a do futuro. Eu sou um caipira contemporâneo, por exemplo, porque a música caipira abrange não só a música, mas ela interpreta o amor e a alma das pessoas pela terra. Por isso o Dia Nacional (da Música e da Viola Caipira) será importante para resgatar as nossas raízes”, explicou.

Ao também apoiar a criação da data, o Diretor da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil (ANVB), Luiz Faria da Silva, que também é escritor e pesquisador da música caipira- também apoiou a criação da data. Ele revelou que a criação da data é uma iniciativa do apresentador do Programa Brasil Caipira da TV Câmara, Luiz Rocha, com apoio de vários deputados- inclusive do petista João Daniel.

Já o apresentador do Programa Brasil Caipira, lamentou a falta de valorização da música caipira pela grande mídia. Luiz Rocha destacou que nos 33 anos de existência do programa- inclusive em outras emissoras- mais de 10 mil duplas foram apresentadas.

“Quase toda semana perdemos um violeiro antigo, e nenhuma grande emissora nem ao menos divulga. Interessante que é justamente a internet, com a qual os violeiros caipiras têm pouca intimidade, que vem divulgando essas músicas”, disse.

Histórico– Escolhida como a data para comemorar o Dia Nacional da Música e da Viola Caipira, o 13 de julho é o dia de nascimento do jornalista, escritor, folclorista e empresário Cornélio Pires. Nascido em 1884, e considerado o patrono da música caipira brasileira, ele criou o primeiro grupo musical desse estilo em 1924, denominado “A Turma Caipira de Cornélio Pires”, formado por violeiros do interior.

 

 

 

Héber Carvalho

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Outubro Rosa: Deputadas apoiam campanha contra câncer de mama

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta quinta-feira (5) em homenagem à Campan…