Home Portal Notícias Ministro da Defesa deverá explicar forças armadas nas ruas do DF

Ministro da Defesa deverá explicar forças armadas nas ruas do DF

2 min read
0

A Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou, nesta quarta-feira (31), requerimento de convocação, convertido em convite, para que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, explique o motivo do governo Michel Temer ter baixado decreto que autorizou o uso das forças armadas nas ruas de Brasília, no último dia 24 de maio. O requerimento é de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF).

“Queremos trazer o ministro da Defesa à esta Casa para que ele preste as devidas explicações sobre a convocação das forças armadas no Ocupa Brasília, convocação esta que não conseguiu se sustentar, devido à reação da própria sociedade. Com isso, o governo temeroso teve que voltar atrás, o golpismo teve que retroceder e revogar o seu decreto que inicialmente era para 7 dias de ocupação”, justificou a parlamentar.

A deputada comparou a presença das forças armadas no DF em 2017 com a decretação do Estado Emergência na década de 80, quando o País também se mobilizava por eleições diretas na reabertura democrática.

“Na época das diretas já, em 1984, nós tivemos o Estado de Emergência. O senhor Newton Cruz, general do exército à época, açoitou literalmente as pessoas que buscavam se manifestar em defesa da soberania popular. Agora, nós dormimos no dia 24 e acordamos no dia 25 de maio com as tropas das forças armadas ocupando a Esplanada dos Ministérios”, disse.

 

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Outubro Rosa: Deputadas apoiam campanha contra câncer de mama

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta quinta-feira (5) em homenagem à Campan…