Seminário debaterá “Estado de Direito ou Estado de Exceção?”

0

O sistema de justiça brasileiro e os riscos que as distorções dessa estrutura trazem à democracia são o tema do seminário “Estado de Direito ou Estado de Exceção?”, promovido pelas bancadas do PT no Senado e na Câmara, Fundação Perseu Abramo e Frente Brasil de Juristas pela Democracia, no dia 29 de maio, na Universidade de Brasília, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento vai reunir estudiosos e dirigentes para debater o sistema de justiça na atual conjuntura política nacional, a “tentação do populismo penal”, os riscos da criminalização da política e a atuação dos sujeitos jurídicos e políticos que defendem um agenda progressista nas universidades, instituições do Estado, parlamento e espaços sociais.

O seminário terá início às 9:30h, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) da UnB. A senadora Gleisi Hoffmann (PR), líder do PT no Senado, o deputado Carlos Zarattini (SP), líder do PT na Câmara, o professor da Unicamp Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo e a jurista Carol Proner, membro da Frente Brasil de Juristas pela Democracia falarão na mesa de abertura.

Em seguida, às 10 horas, os professores de Direito Predo Serrano (PUC-SP), Antonio Pedro Melchio (UFRJ) e Maria José Fariñas Dulce (Universidad Carlos III – Madrid/Espanha) debatem “O sistema de Justiça no Brasil e sua atuação na democracia: táticas do Estado de exceção?”, com mediação de Beatriz Ramos Vargas, da UnB. Às 14 horas, o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão e os professores Jessé de Souza (UFF) e Marcelo Neves (UnB) analisam os “Caminhos da democracia: os parâmetros normativos do poder coativo”.

O encerramento dos debates ficará a cargo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles, do governador do maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e do senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Para inscrições, entre em contato pelo e-mail lidpt@senado.gov.br.

 

PT no senado

Leia mais artigos relacionados
Load More By Assessoria
Load More In Notícias
Comentários estão fechados

Leia Também

Diretório Nacional do PT divulga nova Resolução Política

O PT divulgou na noite desta sexta-feira (21) resolução política aprovada durante reunião …