Home Portal Notícias Outras notícias Nova CPI deve investigar exploração de crianças e adolescentes

Nova CPI deve investigar exploração de crianças e adolescentes

2 min read
0

A próxima quinta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data instituída com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Para dar visibilidade ao tema e reforçar o enfrentamento a este tipo de crime no país, a deputada Erika Kokay (PT-DF), vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), apresentou requerimento de criação de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de turismo sexual e exploração de crianças e adolescentes em todo o território nacional.

A parlamentar, que foi presidenta de CPI com o mesmo tema no ano de 2012, fala do legado deixado pela Comissão e da necessidade de se constituir um novo colegiado para investigar esses crimes.

“A CPI deu visibilidade ao tema e ensejou a responsabilização criminal de diversas pessoas, mostrando que é possível ao Estado reagir e romper com a impunidade. Mas, muitos casos de exploração sexual são noticiados todos os dias pela imprensa. Nesse sentido, por tratar-se de crime que recrudesce ano após ano, e pelo caráter de permanente violação aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, é essencial que se constitua uma nova CPI para dar prosseguimento às investigações desse crime”, diz Kokay. A parlamentar traz como objeto de investigação o aumento da exploração sexual no Estado do Amazonas, que registrou 285 casos, somente em 2016.

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comissão debate causas de derramamento do óleo no Nordeste; CPI deve ser instalada, diz João Daniel

A comissão externa do Derramamento do Óleo no Nordeste debateu nesta quinta-feira (21), os…