Home Portal Notícias Prefeitos cobram do Governo Temer retomada do investimento

Prefeitos cobram do Governo Temer retomada do investimento

4 min read
0

Prefeitos e deputados petistas acusaram o governo ilegítimo de Michel Temer de contribuir para agravar a situação de penúria enfrentada pela maioria dos municípios brasileiros. Segundo eles, ações patrocinadas pelo governo federal como a Emenda Constitucional 95 – que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos – e a Reforma da Previdência- que pode retirar recursos aplicados na economia local pelos aposentados – apenas pioram o cenário.

As declarações aconteceram nesta segunda-feira (15), no plenário da Câmara, durante a Comissão Geral que debateu a situação financeira dos municípios. Centenas de administradores municipais que estão em Brasília para a Marcha dos Prefeitos participaram da reunião.

A prefeita de Lauro de Freitas (BA) e ex-deputada petista, Moema Gramacho, cobrou medidas para atenuar a crise nos municípios brasileiros.

“Como vamos cumprir as metas do Objetivo do Milênio ou manter o programa Saúde da Família, por exemplo, se temos que cumprir a Emenda 95 que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos? Não aos congelamentos dos gastos e Fora Temer! ”, bradou.

Na mesma linha, o prefeito petista de Araraquara, Edinho Silva, também lamentou a ausência de ações do governo Temer na implementação de políticas públicas nos municípios.

“A crise econômica atinge diretamente os municípios e por isso o governo deveria retomar os investimentos em programas como o Minha Casa Minha Vida, o PAC Saneamento e da Infraestrutura, para reativar a economia e o emprego nos municípios”, explicou.

Os prefeitos petistas também cobraram a revisão do pacto federativo no sentido de aumentar a “fatia do bolo orçamentário” destinado aos municípios. Outra reclamação proferida foi sobre a transferência de responsabilidades aos municípios sem a devida contrapartida em recursos.

Falando em nome da liderança do PT, os deputados Givaldo Vieira (PT-ES) – presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano –  e Caetano (BA) – três vezes prefeito de Camaçari (BA) – também cobraram do governo Temer a revisão do pacto federativo e a retomada dos investimentos públicos nos municípios.

Héber Carvalho
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…