Home Portal Notícias Outras notícias Dia contra a discriminação racial: Luiz Couto pede o fim da intolerância

Dia contra a discriminação racial: Luiz Couto pede o fim da intolerância

4 min read
0

LuizCoutoFOTOCarlosLeite

O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em plenário a passagem do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 21 de março. “Esse dia nos lembra que o racismo continua a causar sofrimento, dor, pobreza, morte e genocídios. Como todo preconceito, o racismo é fruto da ignorância. A ideia de que a cor da pele e outras características superficiais determinam a personalidade e o caráter das pessoas é um equívoco”, afirmou.

O parlamentar petista reiterou que no Brasil as ideias racistas são usadas como justificativas para o genocídio dos jovens negros, quando se diz, por exemplo, que a pena de morte é a única solução para a criminalidade. “A luta contra o preconceito racial é a luta contra a ignorância, é o esforço para superar mentiras. Ciência e religião concordam que a raça humana é uma só. Também costuma-se dizer que os índios são um entrave ao progresso, sem se dar ao trabalho de explicar que os índios são um entrave apenas ao progresso não sustentável, que acaba com o meio ambiente e com os índios. Os preconceitos contra outros povos são um desserviço ao futuro comum dos brasileiros e da humanidade”, enfatizou.

Luiz Couto defende a educação como instrumento no combate ao preconceito de qualquer tipo. “A luta contra os preconceitos é, antes de mais nada, uma luta contra a ignorância. Eu e meu partido, o PT, nos posicionamos frontalmente contra qualquer preconceito, e nossa história é a história de quem fica do lado dos discriminados, e luta por uma legislação mais inclusiva. No Brasil e no mundo, o racismo é um problema grave, que não deve ser menosprezado. Assim, aproveitamos esta data para prestar apoio a qualquer iniciativa dos Poderes Republicanos, ou da sociedade civil, no sentido de apressar o fim da ignorância e da intolerância racista”, finalizou o parlamentar petista.

Gizele Benitz

Foto: Carlos Leite

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Oposição faz obstrução para marcar o luto pelas mais de 100 mil vidas perdidas na pandemia

Os partidos da Oposição fizeram uma forte obstrução política na Câmara, nesta quinta-feira…