Home Portal Notícias Outras notícias Petistas homenageiam Campanha da Fraternidade

Petistas homenageiam Campanha da Fraternidade

6 min read
0

LuizCoutoFOTOCarlosLeite

A Câmara realizou sessão solene nesta segunda-feira (13), em homenagem ao lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. A iniciativa da homenagem foi dos deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Luiz Couto (PT-PB), Nelson Pelegrino (PT-BA), Vicentinho (PT-SP), entre outros parlamentares. Também participaram da sessão solene, entre outros religiosos, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio Rocha e o secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

A Campanha, da CNBB, pretende enfatizar as belezas e diversidades de cada bioma brasileiro, criando uma relação da vida com a cultura do povo que habita esses lugares. O tema foi destacado pelo Papa Francisco como “um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”.

O deputado Luiz Couto ressaltou, durante discurso na sessão solene, a importância do tema escolhido pela CNBB para a Campanha da Fraternidade deste ano. “A devastação dos biomas é realidade atual que precisa ser combatida com ação concreta e imediata. Neste sentido, o tema da campanha é muito oportuno e visa despertar a necessidade de utilizar de modo sustentável os recursos oferecidos pelos biomas. É preciso, ainda, focalizar a importância de se respeitar os povos nativos do Brasil com suas identidades culturais, costumes e terras, tantas vezes ameaçadas”, afirmou o petista.

Também o deputado Nelson Pellegrino, em pronunciamento na sessão solene, parabenizou a CNBB pela escolha do tema. “A Campanha envolve famílias de todo o Brasil sempre com temas de grande importância e a CNBB é sempre visionária na escolha do tema. Esse ano a campanha aborda uma questão muito importante que é a relação do homem com as riquezas naturais. Esta homenagem nos chama à reflexão sobre a vida, a natureza e a saúde do planeta”, disse.

Em seu discurso durante a homenagem, o deputado Vicentinho afirmou que o tema deste ano escolhido pela CNBB para a Campanha da Fraternidade é de grande importância e é de toda a sociedade. “Porque a defesa dos biomas é a defesa da vida. Precisamos compreender a importância deste tema e ficarmos sensibilizados pela causa. A solução para esta questão dos biomas passa pela oração, mas também é preciso coragem para questionar e chamar a atenção. É preciso conscientização da sociedade sobre a importância dos biomas e das comunidades que neles vivem”, reiterou o petista.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) também ressaltou, em pronunciamento durante a sessão solene, a importância do tema da campanha em 2017, que “é preservar os biomas e valorizar os povos que ocupam estes biomas. Nada é mais importante do que a vida”.

Gizele Benitz

Foto: Carlos Leite

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 604 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 604 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 17/10/…