Home Portal Notícias Outras notícias Comissão cobra providências de autoridades sobre assassinato da travesti Dandara

Comissão cobra providências de autoridades sobre assassinato da travesti Dandara

3 min read
0

DandaraEMae

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Padre João (PT-MG), enviou ofícios com pedidos de providências ao governador do Ceará, Camilo Santana, ao Secretário de Segurança Pública e Paz Social do estado, Delci Carlos Teixeira, e ao procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, que apure com rigor e rapidez as circunstâncias da morte da travesti Dandara dos Santos, em Fortaleza.

As imagens do espancamento que resultou na morte de Dandara chocaram o país, e seguem circulando tanto na imprensa como em redes sociais. No vídeo é possível observar cinco homens participando do assassinato, um deles registrando as cenas de brutalidade.

No ofício, Padre João argumenta que “o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, de acordo com ranking elaborado pela Transgender Europe (TGEU), uma rede europeia de organizações que apoiam os direitos da população transgênera. Entre janeiro de 2008 e março de 2014, foram registradas 604 mortes no país. O fato de se tratarem de transexuais e travestis aumenta a complexidade das investigações, pois apesar da aparência comum com outros crimes, estes acontecem com dinâmicas próprias e são dirigidos, especificamente, a grupos vulneráveis”.

A CDHM solicitou aos três órgãos oficiados que sejam tomadas providências para apurar as condutas das pessoas envolvidas, informando os parlamentares sobre todas as diligências e iniciativas realizadas pelas instâncias de investigação e apuração do crime, e seguirá acompanhando o caso.

Comissão de Direitos Humanos

Foto: Jornal o Povo

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PSB quer anular no STF decisões judiciais que mantém Lula preso

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), …