Home Portal Multimídia Lula dispara e lidera pesquisa eleitoral que reconhece o seu legado histórico

Lula dispara e lidera pesquisa eleitoral que reconhece o seu legado histórico

11 min read
0

lula cnt

 

A pesquisa CNT/MDA de sondagem eleitoral para 2018, divulgada nesta quarta-feira (15), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disparado em primeiro lugar em todos os cenários simulados para o 1º turno. Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 16,6%, enquanto o segundo nome mais citado – Jair Bolsonaro – figura apenas com 6,5%. Já na enquete estimulada o petista aparece com 32,8%, num cenário que traz ainda Marina Silva (13,9%), Aécio Neves (12,1%) e Jair Bolsonaro (12,0%).

A diferença de aproximadamente 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado permanece inalterada quando o candidato do PSDB muda para Geraldo Alckmin. Em todas as simulações, o tucano derrotado em 2014, apelidado de “Mineirinho” pelos executivos da Odebrecht investigados na Lava Jato, perde para o candidato da extrema-direita. Os dados completos da pesquisa estão no site da CNT.

Na opinião de parlamentares do PT na Câmara, a liderança isolada de Lula aponta o reconhecimento ao seu legado enquanto presidente e também revela que não surtiu efeito a sórdida campanha da grande mídia e da Operação Lava Jato.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o ex-presidente Lula “representa a esperança” para o povo brasileiro, especialmente diante do fracasso dos golpistas. “O fracasso do governo Michel Temer, que é contra o povo brasileiro e só se preocupa em retirar conquistas que os trabalhadores tiveram em nosso País, só poderia dar como resultado a lembrança do governo Lula, que fez o País crescer, se desenvolver, distribuir renda e melhorar a vida do povo. A cada dia que passa, a maioria do povo quer Lula de volta”, argumentou o líder petista.

Já o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou a relação de Lula com o povo brasileiro. “Lula foi um presidente que soube, como ninguém antes, cuidar bem das pessoas. A direita está ouriçada e faz de tudo para evitar que ele seja candidato, mas nós sabemos o que este ser humano fez pelo Brasil e a pesquisa CNT/MDA é o retrato de quanto o Brasil está com saudade do Lula. Ninguém segura essa força do povo que é Luiz Inácio Lula da Silva”, avisou Guimarães.

Na tribuna da Câmara, o deputado Caetano (PT-BA) exaltou o contraste entre a expressiva liderança de Lula e a derrocada do governo golpista de Michel Temer, fato também registrado na pesquisa da Confederação Nacional do Transporte. “Temer não está fazendo nada e é por isso que hoje a pesquisa da CNT mostra que o Temer despencou nas pesquisas e despenca cada dia mais. E vem aí Lulão, Lula vem aí. Lula ganha em todos os cenários no primeiro e no segundo turno, com muita força. Lula foi o melhor presidente da história do Brasil. Lula resolveu os problemas do Brasil e o Lula vai devolver aos trabalhadores aquilo que o Temer está tirando. E não adianta, quanto mais batem, mais perseguem o Lula, mais ele cresce e isso é para o bem do povo brasileiro”, comemorou Caetano.

“Isso mostra que toda a propaganda mentirosa, enganosa, contra os nossos governos, contra o presidente Lula, não está prevalecendo. O povo brasileiro, na sua sabedoria, está mais uma vez apontando para o futuro. E o futuro do nosso país continua sendo um futuro vinculado à extraordinária liderança do presidente Lula”, destacou o deputado Patrus Ananias (PT-MG).

“A pesquisa denota que o povo brasileiro tem uma grande consciência política. E é por isso que o povo brasileiro quer a volta do Lula. E Lula, ao liderar as pesquisas, também atrai a ira da elite que, através da Lava Jato, quer retirá-lo da disputa de 2018. E é por isso que eles veem nesse processo bizarro contra o presidente Lula. Querem tirar Lula da corrida presidencial, e esse juiz Sérgio Moro é o ator principal dessa caça ao presidente Lula”, afirmou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Para o deputado Ságuas Moraes (PT-MT), a pesquisa da CNT “mostra claramente” o reconhecimento do legado do presidente Lula por parte do povo brasileiro. “Nós tivemos um país antes do governo Lula e um país depois do governo Lula. E agora a gente observa nessas pesquisas que as pessoas querem Lula de volta. Lula está com 20% à frente de qualquer outro candidato. Isso demonstra claramente o reconhecimento e o desejo da população de que Lula na presidência poderá mudar substancialmente a realidade brasileira”, avalia o parlamentar mato-grossense.

Na opinião do deputado Valmir Prascidelli (PT-SP), a liderança de Lula “mostra que a população quer de volta ao governo o homem que retirou o Brasil do Mapa da Fome, que incluiu milhares de jovens nas universidades e que ajudou a gerar renda e emprego”. Prascidelli lembra que, “mesmo diante das perseguições infundadas e tentativas de incriminar Lula, o que ficou de seu governo foram as conquistas sociais e a melhoria de vida de milhões de brasileiros”.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) expressou avaliação similar. “Apesar de todo o bombardeio que ele vem sofrendo por parte da grande mídia, a liderança do nosso presidente Lula nas pesquisas fortalece a esperança de dias melhores para o nosso país”, disse.

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

STF questiona Lira sobre impeachment e Bolsonaro fica nervoso

“Só Deus me tira”, reagiu, fora do sério, Bolsonaro, cada vez mais cobrado pela sociedade …