Home Portal Notícias PT completa 37 anos com legado inquestionável de transformação social do Brasil

PT completa 37 anos com legado inquestionável de transformação social do Brasil

26 min read
0

37anosPT

O Partido dos Trabalhadores “surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do País para transformá-la”. É o que diz o manifesto de criação do PT, escrito e lançado por um conjunto de sindicalistas, intelectuais e representantes dos movimentos sociais e da ala progressista da Igreja Católica, no dia 10 de fevereiro de 1980.

Os feitos históricos do partido – nos 37 anos que serão comemorados nesta sexta-feira (10) – revolucionaram a política e transformaram a vida de milhões de brasileiros. Essa é a avaliação do líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

“O PT, ao longo desses 37 anos, se tornou o verdadeiro partido do povo brasileiro. E por que isso? Porque em todas as lutas populares, em todas as reivindicações, em todas as lutas dos mais humildes deste País, o Partido dos Trabalhadores esteve presente e continua lutando”, explicou orgulhoso Zarattini.

O líder petista observou ainda que em qualquer canto do País tem um militante do PT “lutando contra as injustiças, lutando por mais democracia e por justiça social”. Segundo ele, “é por isso que o PT é o partido do povo brasileiro, é o verdadeiro partido que defende o povo brasileiro, e está enraizado em todos os cantos do Brasil”.

Esse jeito diferenciado de fazer política ao longo de quase quatro décadas mudou os rumos do Brasil e promoveu transformações que romperam com séculos de exclusão. É com base nesse legado e nas mudanças que ainda precisam ser feitas que vários deputados do partido prestam suas homenagens ao PT. Leia a seguir.

José Guimarães (CE), líder da Minoria na Câmara
“O PT soube transformar a vida do povo brasileiro. É por isso que esse nosso legado tem que ser visto como algo importantíssimo para se pensar o futuro. O PT não morreu. Muito pelo contrário. O PT é a grande esperança de retomada de tudo aquilo de bom que fizemos pelo Brasil, em todas as áreas das políticas públicas. O povo brasileiro gosta do PT, e para nós que somos fundadores a nossa vida está umbilicalmente vinculada a esses 37 anos de lutas, conquistas e vitórias. O PT continuará sendo a grande esperança de milhões e milhões de brasileiros”.

Marco Maia (RS)
“O PT completa 37 anos de uma bela história construída com muita luta e com a participação integral dos trabalhadores de nosso Brasil. Durante esses 37 anos, nós reafirmamos a democracia, construímos um partido verdadeiramente democrático, com instâncias que ouvem os trabalhadores e produzem políticas públicas que foram responsáveis por mudar a história do Brasil”.

Margarida Salomão (MG)
“O PT é uma construção histórica única no sentido de ser um projeto de esquerda construído de baixo para cima. Isso é ímpar na história do Brasil. É um partido que chegou ao poder, que teve pela sua qualidade política, condição de dirigir este País por 14 anos, estabelecendo uma pequena fresta em 500 anos de opressão e conservadorismo. O legado do PT tem dupla face, uma são as conquistas da população brasileira através de nossos governos e a outra é o fato de, a partir dessa possibilidade política, ter sido possível mostrar que os homens e as mulheres comuns podem ser protagonistas, podem mudar a história do Brasil”.

Paulo Pimenta (RS)
“O PT sem dúvida alguma é a principal ferramenta de defesa dos trabalhadores, de defesa da democracia, de transformação da sociedade brasileira. Isso tudo se transformou em realidade através dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, dos governos estaduais, municipais em todos os espaços que ocupou e conquistou com uma finalidade: a defesa dos trabalhadores. Nosso partido está mais vivo e mais forte do que nunca. Com certeza, nesse aniversário, nós vamos reafirmar os nossos compromissos e a nossa disposição de luta”.

Patrus Ananias (MG)
“Nesses 37 anos de uma belíssima história, o PT contribuiu muito para o processo civilizatório brasileiro. Implantamos o orçamento participativo, invertemos prioridades priorizando os mais pobres, os que mais precisam da ação efetiva do Estado. Criamos o modo petista de governar e, no Legislativo, o modo petista de legislar. Coroamos essa nossa caminhada e esse nosso trabalho com esplêndidos governos do presidente Lula e da presidente Dilma, quando mudamos o Brasil e fizemos uma revolução silenciosa, pacífica, democrática. Tenho absoluta convicção de que o PT vai continuar dando a sua contribuição ao desenvolvimento integrado e sustentável do nosso País e do nosso povo”.

Jorge Solla (BA)
“Não existe nenhuma experiência na luta política no Brasil tão rica quanto a criação e o legado que tem sido constituído a partir do PT. O PT mudou o Brasil, tirou milhões da miséria, levou políticas públicas com impactos para um conjunto da população brasileira e, com certeza, deixou marcas que por mais que tentem, não conseguirão apagar. Temos muita história pela frente”.

Ságuas Moraes (MT)
“O Partido dos Trabalhadores completa 37 anos na defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores desse País, na construção da cidadania do povo brasileiro. Nós temos um País antes do PT e depois do PT. Temos um Brasil antes do governo do presidente Lula e depois do governo do presidente Lula. O País ao longo dos 13 anos de PT no governo avançou em todas as áreas. Por isso, queremos comemorar esses 37 anos e dizer que o PT estará vivo na alma, na vida das pessoas que sonham com um País ainda melhor”.

Andres Sanchez (SP)
“O PT fez transformações nas últimas décadas que poucos partidos do mundo conseguiram fazer. Então, eu só tenho que parabenizar não só os militantes, mas todas as pessoas que são petistas e aquelas que simpatizam com PT e entendem o governo do PT como seu. Parabéns PT!”.

Angelim (AC)
“São 37 anos de uma história de luta, de conquistas sociais, econômicas e, principalmente, de representatividade dos excluídos, da classe trabalhadora e daqueles que mais precisam. Um dos legados do PT é exatamente ter tirado da pobreza e da extrema pobreza milhões de brasileiros. Regatamos a credibilidade do País junto ao cenário internacional nesses anos todos que estivemos à frente do governo federal”.

Assis Carvalho (PI)
“O PT foi um partido que desde o seu nascedouro vem mudando a história deste País para melhor. Se compreendermos qual era a situação da política do Brasil antes do PT – uma política praticamente resolvida em gabinete –, ali você tinha praticamente o banqueiro, o latifundiário, o grande comerciante, as pessoas de posse mais elevadas decidindo o destino da política. Mas o PT, a partir de fevereiro de 1980, quando tem o seu registro assegurado, muda essa história, fazendo exatamente a política de massa, a política de rua, a política das organizações, dos movimentos sociais. Depois tivemos a grande oportunidade de dirigir esse País, quando se promoveu a grande inclusão social entre aqueles que mais precisavam”.

Caetano (BA)
“O PT é um patrimônio do povo brasileiro. É um partido que fez a transformação do nosso País, que levou mais de 30 milhões de brasileiros para a classe média e tirou o Brasil do mapa da fome. O PT precisa continuar forte e firme. Nós estamos junto com o PT para, de novo, fazer a transformação que o Brasil precisa. Viva o PT! Viva o povo brasileiro!”.

Leo de Brito (AC)
“Nesses 37 anos de existência, o PT deixou o legado da organização da classe trabalhadora, das pessoas que não têm, que não podem, que não sabem. O PT deixou o legado, sobretudo, de ter governado o País por 13 anos e ter tirado mais de 40 milhões de pessoas da pobreza. Deixou o legado da esperança de um povo trabalhador, desse povo brasileiro, desse povo guerreiro que merece ter dias melhores”.

Leonardo Monteiro (MG)
“Quero cumprimentar toda a militância do PT pela construção desse partido que deixou um legado importante no nosso Brasil. Foram 13 anos que nós governamos esse Brasil – oito anos com o presidente Lula e mais de cinco anos com a presidenta Dilma. Fizemos uma revolução, tiramos o nosso País do mapa da fome, avançamos na educação, nos programas sociais. Portanto, nosso partido tem uma história que se confunde com a história do nosso País”.

Nilto Tatto (SP)
“O PT é a ferramenta que possibilitou que os trabalhadores, os mais pobres do Brasil tivessem a oportunidade de fazer política e fazer transformações importantes no País, como as produzidas nos últimos anos do governo Lula e Dilma”.

Padre João (MG)
“O Partido dos Trabalhadores mudou a realidade da vida do povo brasileiro, ao garantir acesso à educação, quando transformou a vida dos trabalhadores do campo, da cidade, de empresários, ou seja, a vida de todos os brasileiros. Esse é um grande legado desses 37 anos. O PT acumulou forças e apresentou um novo projeto que é referência para o mundo. Nesses 37 anos, precisamos fazer autocrítica e apresentar um projeto ainda mais ousado para o povo brasileiro e mostrar para o mundo que é possível fazer com que todas as riquezas sejam socializadas com todos”.

Paulão (AL)
“Temos um partido que transformou o Brasil, principalmente lutando contra a miséria, a exclusão social, que fortaleceu a democracia e levantou a esperança do povo brasileiro. É por isso que o PT continua sendo estrela para o Brasil e para o mundo. Viva o PT! Viva o povo brasileiro!”.

Vicentinho (SP)
“A existência do nosso partido é o marco que ninguém tem poder de apagar. É o marco na história do Brasil. É uma referência internacional. Nosso partido adquirir maturidade, respeito mundial, mas, também, causou muita inveja, causou muito desconforto, sobretudo, para os grandes grupos econômicos que não se conformam em ver as pessoas sem fome, estudando, com casa, com moradia, e podendo viajar e viver em paz. E é o nosso grande legado, e nós vamos retomá-lo com muita força”.

Bohn Gass (RS)
Para o Brasil e para o mundo, o PT é referência de um partido democrático, um partido que tem um programa para que o povo possa ter qualidade de vida, cidadania, habitação, salário digno, estudo, dignidade. É um partido que promoveu a democracia no Brasil. Esse partido está sob todos os ataques. Precisamos fazer autocritica dos nossos erros, mas principalmente reafirmar a participação democrática do povo”.

Benedita da Silva (RJ)
“Fizemos uma mudança radical na inclusão, na oportunidade, na participação do povo brasileiro nas políticas sociais. O Brasil ficou diferente nesses 37 anos. Vimos as mulheres, os negros, os pobres, os miseráveis serem incluídos com as políticas implementadas pelos nossos governos. Pretendemos continuar fazendo este trabalho. O PT é das massas, é do desenvolvimento, é da inclusão e é por isso que eu amo tanto esse meu partido. Parabéns PT pelos seus 37 anos de luta e de vitórias”.

Enio Verri (PR)
“Nesses 37 anos, nós deixamos a marca da justiça, a marca da igualdade e, principalmente, uma prova que é possível sim ter uma sociedade mais justa, mais fraterna e igualitária. Parabéns aos militantes, todos os companheiros e companheiras que lutaram para fazer com que o Brasil fosse o que fosse – durante este período – e se hoje vivemos um momento de crise, de golpe, é a militância do PT que responde nas ruas e luta para que em breve a gente possa volta a dirigir esse País e continuar fazendo todas as mudanças que o nosso povo merece. Parabéns PT! Parabéns povo brasileiro!”.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líderes repudiam massacre de trabalhadores

Os líderes do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota de repúdio ao massacre de trabalhad…