Home Portal Notícias Cartilha alerta para os riscos da reforma da Previdência de Temer

Cartilha alerta para os riscos da reforma da Previdência de Temer

3 min read
0

aposentados2

Ex-ministro da Previdência Social durante o segundo mandato de Lula, o senador José Pimentel (PT-CE) tem experiência de sobra para apontar os malefícios embutidos na Reforma da Previdência encaminhada pelo governo de Temer ao Congresso Nacional. O parlamentar detalha cada uma das mudanças da proposta em uma cartilha lançada recentemente. Todas, sem exceção, só prejudicam os trabalhadores da ativa e os aposentados.

“O futuro da previdência como sistema justo e solidário está em risco e todos os brasileiros devem se mobilizar para evitar que o Congresso Nacional aprove as novas regras”, afirma.

Logo na abertura da cartilha, Pimentel diz que a reforma de Temer estimula uma corrida dos brasileiros aos planos de previdência privada. Seria uma forma de Temer pagar aos banqueiros pelo apoio recebido na estratégia de tirar Dilma da presidência da República por meio de um impeachment sem crime de responsabilidade.

O aumento da idade mínima para se aposentar, de 65 anos para homens e mulheres, está entre as maldades contidas na PEC 287/2016 (Reforma da Previdência). Mas há outras perdas, como a obrigação de a pessoa contribuir por 49 anos ao INSS para ter direito ao teto da previdência como aposentadoria – o valor hoje é de R$ 5.189,00. “Em outras palavras, essa reforma está criando a oportunidade para que os banqueiros aumentem ainda mais seus lucros”, critica o senador.

Conheça a cartilha aqui.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel faz apelo na Câmara em defesa da Petrobras e contra a política de desativação no Nordeste

Durante a sessão remota da Câmara, nessa semana, o deputado federal João Daniel (PT-SE) re…