Home Portal Multimídia Deputados cobram respeito à Fiocruz

Deputados cobram respeito à Fiocruz

4 min read
0

FIOCRUZ

 

Os deputados petistas Afonso Florence (BA), Chico D’Angelo (RJ) e Paulo Teixeira (SP), além do deputado Odorico Monteiro (Pros-CE), vão se reunir nesta terça-feira (3) com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para reivindicar que o governo de Michel Temer faça valer a democracia na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – uma das mais respeitadas instituições na produção e disseminação de conhecimento científico na área da saúde. A audiência será às 14h30 no próprio ministério, em Brasília.

Os parlamentares vão levar ao ministro o pleito dos pesquisadores e demais trabalhadores da instituição que pedem a nomeação de Nísia Trindade, que obteve, em consulta direta para a elaboração de lista tríplice, 60% dos votos para a presidência. A movimentação ocorre em função da escolha de Barros, que preferiu indicar a Temer a nomeação de Tania Araújo-Jorge, que recebeu 40% dos votos.

Há 25 anos, desde o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, o nome do primeiro colocado na consulta direta a funcionários e professores vinha sendo referendado pelo governo. Em razão disso, a decisão do ministro Ricardo Barros de recomendar a nomeação de Tânia Araújo-Jorge, segunda colocada na eleição direta do ano passado, foi recebida com preocupação e tensão por servidores e diretores da Fiocruz.

Na sexta-feira passada (30), houve protesto na sede da entidade. Segundo o atual presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, trata-se de “uma intervenção extemporânea de natureza política”. Os parlamentares buscarão dialogar com o ministro Ricardo Barros a fim de reverter a nomeação da presidenta não-eleita e garantir o respeito à opção da maioria.

PT na Câmara com assessoria

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputados denunciam enriquecimento dos mais ricos e defendem manutenção do auxílio emergencial de R$ 600

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) destacou na sessão virtual desta terça-feira (22) o ra…