Home Portal Multimídia Deputados cobram respeito à Fiocruz

Deputados cobram respeito à Fiocruz

4 min read
0

FIOCRUZ

 

Os deputados petistas Afonso Florence (BA), Chico D’Angelo (RJ) e Paulo Teixeira (SP), além do deputado Odorico Monteiro (Pros-CE), vão se reunir nesta terça-feira (3) com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para reivindicar que o governo de Michel Temer faça valer a democracia na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – uma das mais respeitadas instituições na produção e disseminação de conhecimento científico na área da saúde. A audiência será às 14h30 no próprio ministério, em Brasília.

Os parlamentares vão levar ao ministro o pleito dos pesquisadores e demais trabalhadores da instituição que pedem a nomeação de Nísia Trindade, que obteve, em consulta direta para a elaboração de lista tríplice, 60% dos votos para a presidência. A movimentação ocorre em função da escolha de Barros, que preferiu indicar a Temer a nomeação de Tania Araújo-Jorge, que recebeu 40% dos votos.

Há 25 anos, desde o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, o nome do primeiro colocado na consulta direta a funcionários e professores vinha sendo referendado pelo governo. Em razão disso, a decisão do ministro Ricardo Barros de recomendar a nomeação de Tânia Araújo-Jorge, segunda colocada na eleição direta do ano passado, foi recebida com preocupação e tensão por servidores e diretores da Fiocruz.

Na sexta-feira passada (30), houve protesto na sede da entidade. Segundo o atual presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, trata-se de “uma intervenção extemporânea de natureza política”. Os parlamentares buscarão dialogar com o ministro Ricardo Barros a fim de reverter a nomeação da presidenta não-eleita e garantir o respeito à opção da maioria.

PT na Câmara com assessoria

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT cobra explicações do governo sobre diretor do BC que vive nos EUA

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), protocolou hoje (24) requerimento de informações…