Home Portal Notícias Ator Lázaro Ramos recusa homenagem em “virtude da situação do país”; Valmir Assunção elogia

Ator Lázaro Ramos recusa homenagem em “virtude da situação do país”; Valmir Assunção elogia

4 min read
0

1ValmirA

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) elogiou, em pronunciamento no plenário, a atitude do ator Lázaro Ramos que recusou a Comenda Abdias do Nascimento, conferida anualmente pelo Senado Federal a personalidades que se destacam na proteção e promoção da cultura afro-brasileira.

“A atitude do Lázaro Ramos é louvável. Ele seria um dos homenageados e recusou, alegando insatisfação com a situação em que vivemos no País. E temos que trabalhar para conscientizar cada vez mais as organizações para a necessidade da consciência política”, afirmou Valmir Assunção.

Lázaro Ramos  conversou por telefone com o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão que organiza a entrega das medalhas, e explicou que “neste momento” não se sente “desejoso nem confortável com nenhuma homenagem, em virtude da atual situação do País”. O ator ressaltou seu respeito pela memória de Abdias Nascimento e pelo trabalho do senador petista.

O sendo Paulo Paim disse que respeita totalmente a atitude do ator. “A decisão do ator Lázaro Ramos vai ao encontro do pensamento da ampla maioria da nossa população que, com razão, tem sido crítica à atuação da atual classe política brasileira”.  Lázaro enviou uma comunicação à Comissão da Comenda Abdias do Nascimento formalizando sua recusa à homenagem.

Prêmio – O jornalista  e ex-senador, Abdias Nascimento, que morreu em 2011, aos 97 anos, é uma das referências do movimento negro brasileiro. Em 1948, junto com amigos, fundou o jornal O Quilombo, que deu voz a grupos sociais esquecidos pela grande mídia.

Quando a ditadura militar instaurou o Ato Institucional Nº 5, em 1968, Abdias Nascimento foi para o exílio e ficou 13 anos longe do Brasil. Ele também foi senador pelo estado do Rio de Janeiro  entre  1997 a 1999. Assumiu a cadeira no Senado após a morte do pensador brasileiro Darcy Ribeiro, em fevereiro de 1997.

PT na Câmara com PT no Senado     

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel denuncia que regularização fundiária proposta por Bolsonaro acentua injustiça agrária

A preocupação com a medida provisória (MP 910/19), editada esta semana pelo governo federa…