Home Portal Notícias Luiz Sérgio critica anúncio do governo de levar construção de plataformas para estaleiros asiáticos

Luiz Sérgio critica anúncio do governo de levar construção de plataformas para estaleiros asiáticos

4 min read
0

LuizSergio SaluP

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) criticou, em pronunciamento no plenário, o anúncio do governo Temer de levar a construção de plataformas para estaleiros asiáticos, sobretudo para os chineses. “A Petrobras está consultando a Agência Nacional do Petróleo para que não haja mais a exigência do percentual de conteúdo nacional. Nós não podemos concordar com isso, porque a alegação da Petrobras de que uma plataforma comprada na China ou em Cingapura é mais barata, pura e simplesmente, não vale”, afirmou.

Para ele, agrava o fato o momento em que vivemos, no qual temos uma crise econômica, o aumento do desemprego e que a Petrobras passe a ser uma exportadora de empregos. “Quando a Petrobras compra o navio, quando compra uma plataforma, quando compra uma sonda, não só está comprando equipamento, como também está gerando emprego onde esses equipamentos estão sendo construídos. Isso é negar a capacidade do trabalhador brasileiro, da engenharia brasileira, acima de tudo num momento de crise, em que os estados e os municípios estão numa crise profunda. Então, tem gente ganhando com essa operação e certamente não é a Petrobras e, muito menos, os consumidores brasileiros”, ressaltou.

Percentual nacional – O deputado Luiz Sérgio lembrou que no governo Lula a construção naval renasceu com as políticas de incentivo ao setor. “Sou metalúrgico de profissão e presidi o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis. Há anos lutávamos para que o governo federal pudesse estabelecer o percentual de conteúdo nacional nas construções de plataformas e sondas e, com isso, pudesse garantir a atividade econômica e a geração de emprego no Brasil. Isso foi feito no Governo do Presidente Lula e esta política permitiu que a atividade de construção naval pudesse renascer das cinzas, gerar empregos. Então, manter o percentual de conteúdo nacional é garantir empregos no Brasil”, destacou.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líderes repudiam massacre de trabalhadores

Os líderes do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota de repúdio ao massacre de trabalhad…