Home Portal Notícias Fechamento de agências do Banco do Brasil atende somente interesses dos bancos privados, acusa Assis Carvalho

Fechamento de agências do Banco do Brasil atende somente interesses dos bancos privados, acusa Assis Carvalho

4 min read
0

1AssisCarvalho tribuna

O deputado petista Assis Carvalho (PI) criticou, nesta terça-feira (22), a decisão do Conselho de Administração do Banco do Brasil que decidiu, no último domingo (20), fechar 14% do total de agências da instituição. Segundo o parlamentar, a decisão atende ao interesse de domínio do mercado pelos bancos privados e deve prejudicar milhares de correntistas em todo o país. Na chamada reorganização institucional do banco, 402 agências deixarão de existir e outras 379 serão transformadas em posto de atendimento. A instituição também anunciou que vai incentivar a aposentadoria de 18 mil funcionários.

“Pela lógica do Estado mínimo, trabalhada nos anos 90 durante o governo tucano de FHC, a atuação dos bancos públicos – entre eles Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste- deve ser desestimulada em benefício do crescimento dos bancos privados. O grande prejuízo para a sociedade é que os bancos públicos atuam como reguladores do mercado, ampliando a oferta de financiamento e oferecendo crédito mais barato”, explicou Assis Carvalho.

Sobre o fechamento de agências, várias delas em cidades do interior, o parlamentar destacou que a medida vai dificultar a vida de milhares de pessoas.

“Imagine um pequeno agricultor, ou uma pessoa pobre que mora no interior e só tem essa agência perto da sua casa? Essa decisão, com certeza, dificultará o acesso aos serviços bancários. Por isso essa medida é um crime contra o Estado, mas também uma crueldade com essas pessoas mais humildes que não terão mais uma agência perto de casa”, destacou.

Com a reorganização institucional, o Banco do Brasil estima economizar o montante de R$ 750 milhões no próximo ano. Nesse cálculo não está previsto a economia com a aposentadoria estimulada de funcionários.

Procon– O Procon do Maranhão notificou na manhã desta terça-feira (22) a Superintendência do Banco do Brasil no estado por conta das decisões anunciadas de fechamentos de agências. No estado, 13 agências serão atingidas e 248 funcionários podem sair do mercado.

Héber Carvalho

Foto: Luiz Macedo/Agência Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

STF questiona Lira sobre impeachment e Bolsonaro fica nervoso

“Só Deus me tira”, reagiu, fora do sério, Bolsonaro, cada vez mais cobrado pela sociedade …