Home Portal Multimídia “Desigualdade é inveja”, diz economista guru de Temer para a PEC 241-55

“Desigualdade é inveja”, diz economista guru de Temer para a PEC 241-55

5 min read
0

jose marcio camargo planaltoO célebre jantar no Palácio do Planalto organizado para garantir a aprovação da PEC 241 na Câmara, num domingo da primeira quinzena de outubro, teve como convidado especial o professor de Economia José Márcio Camargo, da PUC-RJ, considerado o “guru” do golpista Michel Temer para o assunto.

Na ocasião, Camargo fez uma palestra para convencer os deputados presentes quanto à necessidade de aprovar a proposta de emenda à Constituição – atual PEC 55 no Senado – que limita os gastos da União pelos próximos 20 anos.

A PEC é criticada por inúmeros economistas [confira as matérias abaixo] que – embora defendam o equilíbrio dos gastos públicos – apontam os riscos medida para a qualidade dos serviços públicos, sobretudo aqueles que garantem o provimento de direitos sociais consagrados pela Constituição de 1988, como educação, saúde, assistência social e outros.

Esse pensamento não é compartilhado por Camargo. Muito ao contrário. No último dia 3 de novembro, durante um debate com estudantes na PUC-RJ, o economista expôs o seu conservadorismo de forma crua e franca. “Eu, como meus alunos sabem, não quero nem saber desse negócio de desigualdade. Desigualdade para mim é inveja”, afirmou Camargo com desdém, enquanto discorria sobre o déficit do setor público.

Ao economista que assessora o governo golpista pouco importa que os 62 maiores bilionários do mundo acumulem uma riqueza superior à metade da população do planeta. E tampouco lhe importa que o 1% mais rico da humanidade tenha hoje a mesma riqueza dos 99% restantes. “Só um detalhe”, poderia dizer o guru de Temer.

A atividade foi organizada pelo Centro Acadêmico de Economia da universidade e está disponível na íntegra no Youtube. Confira a fala de Camargo no vídeo abaixo.

Leia Mais:

“PEC 241/55 é o fundamento do projeto ultraliberal que há 40 anos tentam implementar no Brasil”, diz economista

PEC 241 vai colocar Brasil na contramão do mundo, diz economista à Exame

Mentira absoluta: tese de que haverá crescimento com a PEC 241 é falaciosa, diz economista

Oposição e economistas divulgam estudo que desconstrói a PEC 241 do governo golpista e o discurso da austeridade

Projeto de estado mínimo de governo golpista teria que ter sido discutido num pleito eleitoral, critica economista

PT na Câmara
Foto: Marcos Corrêa/PR

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Aprovada proposta do PT e do PSOL que garante prioridade para mulher chefe de família no auxílio emergencial

O plenário aprovou nesta terça-feira (2), o projeto de lei (PL 2835/20), do deputado José …