Home Portal Notícias Nilto Tatto homenageia Dom Paulo Evaristo Arns

Nilto Tatto homenageia Dom Paulo Evaristo Arns

4 min read
0

dompauloevaristo

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) reverenciou, em discurso no plenário da Câmara, o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e citou homenagem a ele no último dia 24 de outubro último, com o lançamento da biografia chamada Dom Paulo – um homem amado e perseguido.

“Todas as homenagens a essa figura marcante da nossa história serão sempre pertinentes e necessárias”, disse. Para o deputado, o episcopado de Dom Paulo significou muito para as periferias de São Paulo.
“Dom Paulo esteve presente em muitos momentos emblemáticos da luta da sociedade brasileira por direitos e pela democracia. Sua dedicação em defesa dos direitos humanos é reconhecida em todo o mundo”, disse. “A homenagem que venho aqui prestar é também um agradecimento pessoal, porque minha história foi muito marcada por esse homem”.

Nilto Tatto afirmou que, quando jovem, vivenciou a realidade opressora da ditadura e iniciou sua trajetória de formação política na Zona Sul da capital paulista, junto aos movimentos de bairro e nas Comunidades Eclesiais de Base.

“A greve de 1978, a invasão da Igreja do Socorro, o assassinato de Santo Dias e a missa celebrada por Dom Paulo me impactaram profundamente, dilacerando as feridas abertas das injustiças que eu via diariamente, mas também mostrando que a cura e o conforto só podem ser encontrados na luta coletiva. Dom Paulo sempre fazia questão de repetir e destacar uma palavra que nos acalmava: esperança”, recordou.

Para o deputado Nilto Tatto, Dom Paulo sempre estimulou e fortaleceu a Pastoral da Juventude, e sua luta permanece atual, pois ainda não forma vencidas as forças que promovem diariamente o genocídio dos jovens nas periferias. “Por tudo isso, por todas as lutas inspiradas em sua trajetória, sinto-me conectado a Dom Paulo, e profundamente grato por sua luz e sua insistente pregação pela Esperança”.

PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel denuncia que regularização fundiária proposta por Bolsonaro acentua injustiça agrária

A preocupação com a medida provisória (MP 910/19), editada esta semana pelo governo federa…