Home Portal Notícias Leo de Brito quer criar comissão para acompanhar ocupação estudantil no Brasil

Leo de Brito quer criar comissão para acompanhar ocupação estudantil no Brasil

4 min read
0

escolaocupa

O deputado Leo de Brito (PT-AC) apresentou na segunda-feira (24) requerimento de criação de Comissão Temporária Externa destinada a fazer o acompanhamento dos movimentos de ocupação estudantil em mais de 1 mil escolas públicas e 50 Universidades e Institutos Federais em todo Brasil. Para o deputado, o objetivo é o de elaborar diligências externas, requerer informações sobre o movimento que luta contra a reforma do ensino público e a PEC 241.

Há algumas semanas, milhares de instituições de ensino público foram ocupadas por diversos movimentos estudantis que protestam por melhores condições no ensino público.

Somente no Estado do Paraná, 850 escolas, 14 universidades e três núcleos de ensino estão ocupados neste exato momento. A luta dos estudantes contra a MP 746/2016; contra a PEC 241; e contra o sucateamento da educação chegou a grandes proporções, protagonizando a maior greve da educação pública no estado do Paraná, sendo mais de 90% das ocupações que acontecem em todo Brasil.

O deputado alega ainda que o Governo Federal não tem dado o necessário respaldo para ouvir as reivindicações dos estudantes, o que tem provocado o agravamento das relações entre as autoridades públicas e os movimentos, colocando em grave risco a integridade de milhares de jovens brasileiros.

Prova disso, é a notícia veiculada na segunda-feira, em que um jovem foi encontrado morto dentro de um colégio estadual ocupado, na cidade de Curitiba.

Dessa forma, dado ao acirramento das relações entre os movimentos estudantis que ocupam as escolas e universidades e as autoridades públicas do Governo Federal, torna-se necessário a criação da presente comissão externa para acompanhar a situação das ocupações estudantis em todo território nacional.
  
Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Benedita da Silva afirma que Operação da Polícia no Jacarezinho foi um massacre e poderia ter sido evitado

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que a Operação da Polícia Civil do Rio de Jan…