Home Portal Notícias Ana Perugini defende Enem e condena retrocessos na Educação

Ana Perugini defende Enem e condena retrocessos na Educação

4 min read
0

AnaPerugini GustavoB

A deputada Ana Perugini (PT-SP) defendeu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como mecanismo de seleção de alunos para o ensino superior. Em entrevista ao programa “Notícias em Debate”, veiculado pela TVB, afiliada da TV Record na região de Campinas, a parlamentar manifestou preocupação com a reforma do ensino médio, enviada na semana passada ao Congresso Nacional pelo governo Michel Temer.

Além do fim do fim do exame como porta de entrada para as universidades públicas e privadas, a Medida Provisória 746, que propõe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), prevê o fim da obrigatoriedade das disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia em todos os anos do ensino médio.

“O Enem democratizou o acesso ao ensino superior, no nosso país. Possibilitou que o filho da empregada doméstica se formasse em medicina. Isso não pode acabar. Precisamos defender o Enem com todas as nossas forças”, afirmou a parlamentar. “Precisamos ampliar o acesso à educação. Não podemos ter retrocesso”, defendeu Ana Perugini, que integra a Comissão de Educação na Câmara dos Deputados e coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) no Estado de São Paulo.

A medida provisória da reforma do ensino médio recebeu 568 emendas de deputados e senadores, com o objetivo de alterar a proposta. Para não perder o efeito, a MP precisa ser aprovada na Câmara e no Senado em até 120 dias.

Desde que foi anunciada pelo governo, a reforma gerou polêmica e já foi alvo de uma ação, no Supremo Tribunal Federal. Entidades que representam professores e estudantes – como o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) – já se manifestaram contra a medida.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT pede ao presidente do Congresso a devolução de Mensagem Presidencial que define vetos à lei do uso de máscara

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), solicitou ao presidente do C…