Home Portal Notícias Políticas de incentivo ao esporte de Lula e Dilma levam atletas a pódio olímpico, dizem petistas

Políticas de incentivo ao esporte de Lula e Dilma levam atletas a pódio olímpico, dizem petistas

10 min read
0

LulaDilmaOlimpiadas

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a tribuna nesta segunda-feira (22) para elogiar os atletas brasileiros pelos resultados nos Jogos Olímpicos do Rio e creditaram o bom desempenho dos atletas aos programas de incentivo ao esporte iniciados pelo governo Lula. A deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou que foi o melhor resultado do Brasil na história das Olímpiadas. “E este resultado foi construído. Foi construído por Luiz Inácio Lula da Silva, com sua ousadia e sua crença neste País enquanto um país de pé, enquanto um país que possa se desenvolver e assumir toda a sua potencialidade”.

“É preciso aqui falar daqueles atletas que dizem que, se não fossem os programas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, seguramente não teriam subido ao pódio, com todo o País os aplaudindo. Eu diria, no que diz respeito à atleta Rafaela Silva, subiu ao pódio o Brasil marcado pela LGBTfobia, o Brasil marcado pelo racismo, o Brasil marcado pela desigualdade social, o Brasil marcado pelo machismo e pelo sexismo. Ela subiu ao pódio e nos enche de orgulho”, afirmou Erika Kokay.

O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) reiterou que todos os medalhistas brasileiros são beneficiários do programa Bolsa Atleta instituído no governo Lula e que teve continuidade no governo Dilma. Ele lembrou que o Bolsa Atleta – que começou em 2005, no governo do presidente Lula, com novecentos e poucos atletas e com um custo de 10 milhões de reais – hoje soma 45 mil atletas. “Quero louvar essa iniciativa de Lula e a manutenção desse programa pela presidenta Dilma. Todos os medalhistas são beneficiários desse programa, e sabemos que o atleta de alto rendimento não tem como exercer outra atividade. Portanto, nós temos que manter o Bolsa Atleta para garantir que os nossos jovens possam praticar esporte e difundir a prática do esporte em nosso País”, afirmou Ságuas Moraes.

De acordo com o deputado Bohn Gass (PT-RS), o bom desempenho dos atletas brasileiros nas olímpiadas é fruto dos grandes incentivos dados pelos governos Lula e Dilma. “Parabéns aos atletas, negros, mulheres, que receberam essas medalhas, que foram fruto dos grandes incentivos dados pelos governos brasileiros, principalmente os do Lula e os da Dilma”.

Bohn Gass destacou ainda que a honrosa 13ª colocação no ranking olímpico é o símbolo da capacidade brasileira. “O mundo esportivo decidiu realizar as Olimpíadas no Brasil, porque aqui havia um país que respeitava o próprio povo e todos os povos do mundo, um país cujos representantes por onde passavam pregavam a paz e o diálogo, um país de diplomacia transparente e altiva, que lutava para sair do mapa da fome, um país democrático. Foi por reconhecimento que o Comitê Olímpico Internacional nos escolheu como sede da 31ª Olimpíada. E, hoje, depois do espetáculo que foram os Jogos no Brasil, só nos resta reafirmar: sim, nós podemos!”, disse.

O deputado Padre João (PT-MG) também lembrou que a realização das Olímpiadas no Brasil sempre foi defendida pelo presidente Lula. E lamentou que o governo temporário tente ignorar o papel fundamental do presidente Lula e da presidenta Dilma para que os jogos acontecessem no Brasil.

“Agora, é lamentável quando algumas lideranças não querem reconhecer isso, acompanhando a grande mídia. Sabemos que a grande mídia é golpista, que sempre esteve ao lado da grande elite brasileira e que nunca reconheceu a grande transformação que o Partido dos Trabalhadores com os aliados fizeram no nosso País. Uma das maiores foi ter retirado mais de 40 milhões de brasileiros da miséria e da pobreza, o que corresponde à população da Argentina. Esse foi o grande feito do nosso presidente Lula, da presidenta Dilma, que muitos querem esconder”, afirmou o petista.

Na avaliação do deputado Leo de Brito (PT-AC), não haveria Rio 2016 sem o ex-presidente Lula. “Meus parabéns ao ex-presidente Lula, que tanto lutou para que o Brasil conquistasse o direito de sediar os jogos olímpicos. E à presidenta Dilma e sua equipe, que durante todo esse tempo demandaram todos os esforços para que pudéssemos realizar a melhor olimpíada da história”, disse.

O deputado Adelmo Leão (PT-MG) também parabenizou, de modo muito especial, quem de maneira decisiva contribuiu para que as Olimpíadas acontecessem aqui no Brasil. “Não fosse o presidente Lula, seguido da presidenta Dilma, certamente não teríamos a oportunidade de fazer essa extraordinária festa no Brasil. Parabéns, povo brasileiro!”.

E o deputado Valmir Assunção (PT-BA) ressaltou que o legado das Olimpíadas é mostrar, mais uma vez, que o povo brasileiro tem capacidade de superar todos os momentos difíceis. “Por isso, quero parabenizar o presidente Lula, a presidente Dilma, os atletas, os voluntários, todos que participaram das Olimpíadas. Parabéns ao povo brasileiro, que deu essa grande festa ao povo do mundo todo!”.

Gizele Benitz
Foto: Divulgação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líderes repudiam massacre de trabalhadores

Os líderes do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota de repúdio ao massacre de trabalhad…