Home Portal Notícias Zarattini quer convocar José Serra para esclarecer tentativa de prejudicar a Venezuela

Zarattini quer convocar José Serra para esclarecer tentativa de prejudicar a Venezuela

7 min read
0

Zarattini GustavoB

O vice-líder da Minoria, deputado Carlos Zarattini (PT/SP), apresentou nesta sexta-feira (19) requerimento na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados solicitando a convocação do ministro interino das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), para explicar denúncias feitas pela mídia uruguaia acusando o ministro de tentar “comprar o voto do governo uruguaio para que a Venezuela não assumisse a presidência do Mercosul”. 

No requerimento, o petista também solicita que o ministro do governo golpista de Michel Temer preste esclarecimentos sobre a política adotada em relação ao Mercosul, em especial as medidas impetradas na tentativa de impedir que a Venezuela assuma à presidência do bloco comercial, além de supostas ações com intuito de interferir em questões internas dos venezuelanos.

“Nós estamos convocando o ministro das Relações Exteriores primeiro porque ele não cumpriu uma regra que todos os ministros cumprem, que é comparecer a comissão e expor a sua política. Ele também tem trabalhado violentamente para impedir que a Venezuela assuma a presidência do Mercosul, que é um cargo rotativo, ou seja, não é a decisão de um país A ou B. Terceiro, ele está se intrometendo em assuntos internos da Venezuela de forma indevida, e em quarto, agora tentou obter o voto do Uruguai no Mercosul contra a Venezuela oferecendo vantagens para o Uruguai, ou seja, tentou comprar o voto”, disse Zarattini.

Ainda de acordo com o vice-líder da Minoria, o comportamento de José Serra no comando dos ministérios das Relações Exteriores não é compatível com tradição da diplomacia brasileira.

“Essa política desastrada do Serra é uma política que nunca foi a do Brasil, seja no governo Dilma, Lula, ou qualquer outro governo anterior. Ele (Serra) está rompendo uma tradição da diplomacia brasileira”, explicou.
Histórico- Na última terça-feira (16), o jornal uruguaio “El País”, reproduziu notas taquigráficas de uma fala do chanceler à Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara dos Deputados do país vizinho, ocorrida em 10 de agosto. Segundo a publicação, o chanceler do Uruguai, Rodolfo Novoa, acusou o governo interino do Brasil de tentar “comprar o voto do Uruguai” contra o direito da Venezuela de exercer a presidência do Mercosul em troca de futuros acordos comerciais.

PT na Câmara com Ascom do dep. Zarattini

Foto: Gustavo Bezerra/PTnacâmara

Ouça o deputado Carlos Zarattini na Rádio PT

audio}

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]{/audio}

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líderes repudiam massacre de trabalhadores

Os líderes do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota de repúdio ao massacre de trabalhad…