Home Portal Notícias Deputados do PT homenageiam Luiza Bairros no plenário da Câmara

Deputados do PT homenageiam Luiza Bairros no plenário da Câmara

4 min read
0

LuizCouto GustavoB

Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (12) para manifestar solidariedade aos familiares da ex-ministra da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros. Ela faleceu hoje, aos 63 anos, vítima de câncer.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) destacou o trabalho incansável de Luiza Bairros no combate ao racismo. “Trabalhou em programas da ONU contra o racismo em 2001 e em 2005, e foi incansável na luta. Luiza foi uma incrível militante da causa negra e da democracia brasileira. Seu legado permanece vivo e continuará sendo um símbolo da luta contra o preconceito racial no Brasil. Ela será sempre uma mulher memorável para o povo Negro deste país. Por isso, serei grato eternamente pelo apoio da grande e histórica lutadora Luiza Bairros”, disse.

Também o deputado Marcon (PT-RS) ressaltou o legado de Luiza Bairros. “Negra, mulher, Luiza lutou ferozmente contra o racismo, o sexismo e o preconceito no Brasil. Perdemos todos nós que lutamos contra o racismo e por um Brasil com igualdade – sobretudo nesse momento de ameaça às conquistas por igualdade racial. Mas, Luiza deixa-nos um legado de luta, ética e comprometimento contra as desigualdades”, afirmou.

O deputado Paulão (PT-AL) afirmou que Luiza Bairros foi uma grande mulher, militante social do movimento negro no Brasil. “Ela conseguiu implantar, tanto no Governo Lula como no Governo Dilma, principalmente, políticas afirmativas muito importantes para o povo negro do Brasil. Registro o meu pesar pelo falecimento dessa militante social”, disse.

O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) disse que “fica o nosso lamento pelo falecimento de Luiza Bairros, que trabalhava e militava politicamente nas áreas de raça e gênero”.

Para o deputado Valmir Assunção (PT-BA) permanecerá o exemplo da gaúcha que viveu na Bahia desde 1979. “O Rio Grande do Sul e a Bahia perdem uma grande mulher, uma lutadora das causas raciais”.

O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) também manifestou pesar pelo falecimento da ex-ministra de Políticas da Igualdade Racial. “Luiza Bairros lutou de forma incansável pela igualdade racial no nosso País. A nossa solidariedade e sentimentos por sua morte”.

Gizele Benitz
Foto: Salu Parente

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líderes repudiam massacre de trabalhadores

Os líderes do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota de repúdio ao massacre de trabalhad…