Home Portal Notícias Petistas denunciam manobras para votar entrega do pré-sal

Petistas denunciam manobras para votar entrega do pré-sal

7 min read
0

Givaldo

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara denunciaram em plenário a tentativa do governo interino e ilegítimo de Michel Temer de manobrar para votar e aprovar o PL 4567/16, do Senado, que traz novas regras para exploração do pré-sal, retirando a participação obrigatória da Petrobras.

Durante a sessão de votação desta terça-feira (5), no plenário, que aprovou a medida provisória (MP 716/16) que libera recursos para ações de combate à microcefalia e ao mosquito Aedes aegypti, os deputados do PT defenderam o mérito da MP, editada ainda no governo Dilma, mas criticaram a tentativa do governo golpista de Temer de apressar as votações para incluir o projeto do pré-sal na pauta.

De acordo com o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), vice-líder da minoria, o governo interino de Michel Temer não está preocupado com o combate à dengue e, sim, quer entregar as jazidas do pré-sal para as multinacionais.

“O governo golpista, a antiga oposição, obstruiu a votação desta MP, que já tramita no Congresso há quase 120 dias. Na verdade, quando a MP foi editada já liberou os recursos, mas o governo golpista não está fazendo efetivamente nada para combater o Zica vírus, porque o dinheiro está parado. A MP não é a pauta do governo Temer. Eles (governo golpista) têm como objetivo fazer a pauta andar para incluir o projeto entreguista de autoria do tucano José Serra (PSDB-SP), que retira a Petrobras das jazidas do pré-sal e permite a entrada das multinacionais. E nós não vamos colaborar com isso”, reiterou Zarattini.

Esse projeto entreguista, acrescentou o deputado Carlos Zarattini, “impede o Brasil de se desenvolver, porque o que nós precisamos é do desenvolvimento nacional e ele se baseia, entre tantas coisas, na exploração do petróleo de uma das maiores jazidas do mundo. E mais do que isso, uma das jazidas de maior produtividade. E esse governo ilegítimo, que não teve um voto sequer, que nunca discutiu com a população essa proposta, quer aprovar esse projeto entreguista das riquezas do nosso país”, destacou.

Também o deputado Givaldo Vieira (PT-ES), vice-líder do PT, reiterou que a obstrução do PT em plenário é política, contra o governo ilegítimo de Temer e contra o projeto entreguista defendido pelos golpistas. “Precisamos deixar claro para a sociedade que a MP de combate à dengue foi editada pela presidenta Dilma, que se antecipou e liberou os recursos. Mas os deputados que apoiam este governo golpista não estão preocupados com a questão da saúde, porque impediram a aprovação desta medida. O verdadeiro interesse dos golpistas é aprovar o projeto que entrega o pré-sal para as multinacionais”, disse.

A MP 716, que segue para análise do Senado, destina R$ 420 milhões do Orçamento federal para ações de combate à microcefalia e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e febre chikungunya. A maior parte (R$ 300 milhões) foi direcionada para a compra de repelentes para grávidas atendidas pelo programa Bolsa Família.

Jogos Olímpicos – Também foi  aprovada a MP 718/16, que altera normas tributárias e de controle de dopagem com foco na realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos  do Rio de Janeiro.

Gizele Benitz
Foto: Divulgação

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líderes repudiam massacre de trabalhadores

Os líderes do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota de repúdio ao massacre de trabalhad…