Home Portal Notícias Luiz Couto lembra Dia Mundial de Combate à Desertificação

Luiz Couto lembra Dia Mundial de Combate à Desertificação

3 min read
0

Lcouto GBezerra

O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em pronunciamento no plenário a passagem do Dia Mundial de Combate à Desertificação, 17 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), para promover a conscientização sobre o problema que atinge 42% das terras do Planeta e 35% da população mundial.

De acordo com o parlamentar petista, o Brasil tem sido destaque no combate à desertificação. “O processo de desertificação consiste na perda da capacidade de determinado ecossistema de renovar os seus recursos biológicos, seja pela ação humana, seja pelas variações climáticas. E, neste ano, a ONU homenageou  instituições com o prêmio internacional Dryland Champions que tem como objetivo central homenagear iniciativas que contribuem para o manejo sustentável de terras. Entre as instituições está o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC)”, ressaltou.

Luiz Couto disse ainda que, segundo pesquisas, se nada for feito para reverter o processo de desertificação, em 2020 cerca de 60 milhões de pessoas começarão a migrar de regiões da África subsaariana para o norte da África e para a Europa. “No total, estima-se que 135 milhões de pessoas podem ser afetadas com a seca a ponto de terem que se deslocar de sua zona de origem para outras em melhores condições”, explicou o petista.

Gizele Benitz

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Vitória do povo boliviano. Eleição de Arce recupera democracia

Os ex-presidentes Lula e Dilma saúdam a vitória do candidato do Movimento ao Socialismo, o…