Home Portal Notícias Contag mobiliza 100 mil trabalhadores rurais em todo País contra retrocessos de Governo golpista

Contag mobiliza 100 mil trabalhadores rurais em todo País contra retrocessos de Governo golpista

3 min read
0

contag ministerios

Cem mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, coordenados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4.000 Sindicatos filiados em todo o País, participaram de Mobilização Nacional em defesa da democracia, contra a reforma da Previdência Social, contra a extinção dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Previdência, e pela manutenção do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Em Brasília, 10 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam os dois ministérios. Nos estados, aconteceram, simultaneamente, ocupações nas agências e gerências do INSS e em superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Após participar do ato em Brasília, o coordenador do Núcleo Agrário da bancada do PT na Câmara, deputado João Daniel (SE), disse que apenas com a mobilização é possível combater os retrocessos nas políticas públicas e as ameaças a direitos adquiridos pelos trabalhadores do campo.

“O golpe contra a presidenta Dilma nos trouxe retrocessos como a extinção do MDA e do ministério da Previdência, e de ameaças à política de reajuste da aposentadoria rural, e de programas como da habitação rural, de aquisição de alimentos e de assistência técnica. Por isso vejo com bons olhos essa mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais, sob o comando da Contag, que lutam para preservar a democracia, as políticas, os programas e os direitos ameaçados”, ressaltou.

Héber Carvalho com imprensa CONTAG

Foto: Manaíra Lacerda/Canal Rural

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Rogério Correia e Malu Ribeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, analisam crime de Brumadinho