Home Portal Notícias Luizianne Lins denuncia golpe em congresso internacional sobre gênero

Luizianne Lins denuncia golpe em congresso internacional sobre gênero

3 min read
0

luizianne

A deputada Luizianne Lins (PT-CE) denunciou o golpe durante sua participação no Encontro Anual de Igualdade de Gênero, organizado pelo grupo de mulheres do ParlAmericas, entidade que reúne parlamentares de todo o continente americano. O encontro aconteceu nos dias 2 e 3 de junho, na cidade de Quito, no Equador.

Relatora da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM), Luizianne, que participou de um painel sobre poder político e sociedades inclusivas, aproveitou para expor a ameaça à democracia brasileira. “Na minha compreensão, a presidenta Dilma, que foi a primeira presidenta mulher eleita no Brasil, está sendo vítima de um golpe de estado”, afirmou diante dos aplausos da comunidade internacional.

Na sua apresentação, foi debatida a situação brasileira de violência contra a mulher e as políticas públicas para superação da desigualdade de gênero e empoderamento da mulher. A atuação do legislativo brasileiro, especialmente no âmbito da CMCVM, também foi tema de discussão.

Além de painelista, Luizianne integrou uma mesa de debates para discutir iniciativas que possibilitem a contribuição de mulheres e grupos minoritários na tomada de decisão do parlamento. A deputada falou sobre a representatividade da mulher no parlamento, evidenciando que a Câmara dos Deputados, por exemplo, possui cerca 10% de mulheres nos seus assentos. “Os números são reveladores de uma cultura excludente, que insiste em deixar mulheres na invisibilidade e no anonimato, principalmente em espaços de decisão”, avaliou.

Como caminhos para tornar a distribuição de gênero mais igualitária no parlamento, a deputada mencionou a PEC que institui cotas para aumentar a ocupação de cadeiras legislativas por mulheres.

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Assista: Lançamento do Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil

PLANO DE RECONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL #AOVIVOAcompanhe AGORA o lançamento do Pla…