Home Portal Notícias CUT e FUP prometem lutar para defender pré-sal dos golpistas

CUT e FUP prometem lutar para defender pré-sal dos golpistas

4 min read
0

petrobrasFUPCUT

Em manifesto divulgado na terça-feira (24), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) prometem lutar para que o pré-sal não seja moeda de troca do governo golpista de Michel Temer.

O documento foi divulgado após anúncio de Temer de que irá priorizar a aprovação do projeto de lei (PL 4567/16), de autoria do senador e ministro golpista José Serra (PSDB-SP), que tira da Petrobras a garantia de ser a operadora única do pré-sal e de ter participação mínima de 30% nos campos licitados.

“Como vínhamos alertando, o principal objetivo dos golpistas é tomar de assalto a mais cobiçada reserva de petróleo do planeta. Um tesouro que os especialistas estimam conter no mínimo 273 bilhões de barris de óleo”, afirma o manifesto.

Para as entidades, as medidas que abrem a exploração do pré-sal para as multinacionais visam “pagar a conta dos financiadores do golpe”.

Na avaliação da CUT e da FUP, “abrir a operação do Pré-Sal para as multinacionais é o primeiro passo para acabar com o regime de partilha, conquistado a duras penas pelo povo brasileiro para que o Estado possa utilizar os recursos do petróleo em benefício da população”.

O manifesto lembra que o pré-sal “é a maior riqueza que a nossa nação dispõe para garantir desenvolvimento econômico e social ao povo brasileiro” e que, por isso, é fundamental que uma empresa nacional como a Petrobras esteja na operação destas reservas.

“Abrir mão da Petrobras como operadora do pré-sal é ir na contramão do mundo. Os trabalhadores e a sociedade organizada não permitirão que o pré-sal seja entregue à Chevron e às outras multinacionais, como prometeu José Serra, autor do projeto de lei que Michel Temer que aprovar. Essa conta não será paga pelo povo brasileiro”, finaliza o documento.

Leia o MANIFESTO

Agência PT de Notícias

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas protocolam pedido no TCU para retomada do acordo de compra da vacina chinesa

Parlamentares do PT na Câmara e no Senado, e uma senadora do PROS, protocolaram um pedido …