Home Portal Notícias Imprensa internacional começa a perceber risco de golpe no Brasil e alerta para retrocesso

Imprensa internacional começa a perceber risco de golpe no Brasil e alerta para retrocesso

5 min read
0

jornalalemao

No Brasil, a grande imprensa está empenhada em propagandear o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. A mídia estrangeira, na contramão, vê a possibilidade de derrubada de um governo democraticamente eleito como um retrocesso e uma ameaça à democracia no maior país da América Latina.  A maior revista alemã, Der Spiegel, publicou artigo sobre a situação política no Brasil denunciando um “golpe frio” contra o governo.

O golpe, na análise dos alemães, pode destruir todos os progressos conquistados nos últimos 30 anos. Articulado em ação conjunta por parte da oposição, a Justiça age juntamente com a maior empresa de comunicação, a Rede Globo, “para estimular uma verdadeira caça às bruxas que tem como alvo o ex-presidente Lula”, analisa o artigo, que não se furta a chamar Sérgio Moro de ambicioso e que tem o “evidente objetivo central de colocar o ex-presidente Lula atrás das grades”.

O artigo, assinado por Jens Glüsing, correspondente da revista no Rio de Janeiro foi publicado na última sexta-feira (19) e traduzido por Pedro Muñoz, doutor em História e reproduzido nesta segunda-feira (21) pelo portal Brasil 247.

Há artigos com o mesmo tom na mídia europeia. O site Público ,de Portugal, publicou, no domingo (20), a justiça partidária e o limiar do golpe no Brasil. A jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn diz que Sérgio Moro “avançou todos os limites”. Segundo a articulista, o País vive sua mais grave crise  política desde a redemocratização.

O  espanhol El País publicou O Brasil perante o abismo, assinado pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ignacio Cano, mostrando que o País, “depois de anos de crescimento e inclusão social”, agora está sob sério risco não só de retrocesso, mas de degradação institucional. ” No processo de polarização crescente que o país vive, a política fica cada vez mais judicializada e a Justiça se politiza, de forma que os limites entre as duas esferas estão cada vez mais tênues”, diz o artigo.

Veja a íntegra do artigo (em alemão)

http://www.spiegel.de/politik/ausland/brasilien-hexenjagd-auf-lula-ein-kalter-putsch-kommentar-a-1083218.html.

Versão Traduzida

https://mamapress.wordpress.com/2016/03/20/golpe-frio-no-brasil-deu-no-der-spiegel/

das agências

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Mudança de regime prisional para gestantes e mães humaniza sentença e ajuda na ressocialização

Ao menos 4 mil mulheres brasileiras podem ser beneficiadas com a decisão da 2ª Turma do Su…