Home Portal Notícias Deputados lançam frente em defesa da previdência social rural

Deputados lançam frente em defesa da previdência social rural

5 min read
0

bohngasssemi gusta

Foi relançada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (15), a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Rural. Presidida pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), a frente é composta por mais de 200 parlamentares e tem o objetivo de garantir os direitos dos trabalhadores rurais.

Os agricultores manifestaram preocupação que a reforma da Previdência Social, aventada pelo governo, possa retirar direitos da categoria. Foi o que explicou Alberto Ercílio Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Há setores que colocam a necessidade de reformar a Previdência, inclusive dos segurados especiais, que são os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Esse direito, segundo Bohn Gass, deve ser preservado. “Nós temos hoje mais de quatro milhões de estabelecimentos da agricultura familiar no País. São agricultores e agricultoras que produzem comida e conseguiram, com a Constituição de 1988, garantir um salário inteiro para o homem do campo, que só tinha meio salário, e um salário para a mulher, que não tinha nenhum salário de aposentadoria”, afirmou.

O lançamento da frente se deu em um seminário na Câmara que discutiu a seguridade e a previdência social rural. O evento contou com a participação de movimentos sindicais e campesinos.

Os trabalhadores rurais são hoje segurados especiais da Previdência Social. Pelas regras vigentes, homens que trabalham no campo podem se aposentar aos 60 anos de idade e mulheres, aos 55 – ambos com um salário mínimo, mesmo sem ter cumprido o tempo mínimo de contribuição previdenciária.

Lembrou Bohn Gass que 74,4% do emprego no campo é gerado pela agricultura familiar. São 2,3 milhões de pessoas envolvidas. A agricultura familiar gera um valor bruto de produção de R$ 677 por hectare é 89% maior do que a agricultura empresarial.

PT na Câmara com agências

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

 

Ouça o Deputado Bohn Gass na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Frei Anastácio é coautor de projeto que protege a população de espionagem do governo

O deputado federal Frei Anastácio é coautor do projeto de Lei (PL 4510/2020), que classifi…