Home Portal Notícias Dilma reúne Conselhão na quinta; em pauta a retomada do crescimento econômico com geração de emprego

Dilma reúne Conselhão na quinta; em pauta a retomada do crescimento econômico com geração de emprego

6 min read
0

conselhao

A presidenta Dilma Rousseff inicia o ano de 2016 com a missão de apontar caminhos para que o país possa superar a crise econômica. Na busca do “esforço conjunto”, ela reunirá, nesta quinta-feira (28), uma força-tarefa que irá discutir e apresentar medidas para curto e médio prazo.

Noventa nomes compõem a nova formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, apelidado de Conselhão. O grupo, que conta com grandes empresários, representantes dos trabalhadores e de entidades da sociedade civil, cumpre a promessa do governo Dilma de ampliar o debate e a articulação política e econômica, ouvir e propor mudanças.

O Conselhão foi criado em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À época, a intenção do petista era criar um diálogo próximo da sociedade para definir a criação de políticas públicas. Agora, Dilma deverá presidir a equipe, que contará também com os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner; da Fazenda, Nelson Barbosa; e do Planejamento, Valdir Simão.

A volta do Conselhão é vista com otimismo pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. Em editorial da Agência PT de Notícias publicado na segunda-feira (25), ele disse que as diretrizes propostas pelo grupo devem vir “com grandes expectativas (e esperanças) numa agenda de retomada do crescimento econômico e de geração de empregos”.

Segundo informou o Ministério da Casa Civil, esse primeiro encontro terá como pauta a retomada do desenvolvimento, controle da inflação e crescimento sustentável. Uma segunda reunião está prevista para maio deste ano.

Nem todos os convidados para integrar o Conselhão estão confirmados, mas alguns nomes já foram conhecidos, entre novos e antigos integrantes. Entre eles estão os empresários Roberto Setúbal, presidente do Itaú; Luiz Trabuco, do Bradesco; Cláudia Sender, da TAM Linhas Aéreas; Jorge Paulo Lemann, da Ambev; José Roberto Ermírio de Moraes, da Votorantin; Frederico Curado, da Embraer; Luíza Trajano, do Magazine Luíza; e Alberto Broch, da Contag.

Integra a lista também o neurocientista Miguel Nicolelis; o professor Paulo Sérgio Pinheiro; o ator Wagner Moura, que é embaixador mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a luta contra o trabalho escravo; e o escritor Fernando Morais, autor dos livros “Olga” e “Chatô, o Rei do Brasil”.

Para representar a classe trabalhadora foram confirmados o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas; da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; o ex-presidente da Força Sindical Miguel Torres; a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Oliveira; e da Associação Nacional dos Fundos de Pensão, Claudia Munhoz.

Unem-se a eles a representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral; o advogado Cezar Britto, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Dom Luiz Demétrio Valentin, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Da Redação da Agência PT de notícias

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Campanha Nacional Fora Bolsonaro convoca novo ato para dia 19

No próximo dia 19 de junho,  sábado, a Campanha Nacional Fora Bolsonaro realiza nova manif…