Home Portal Notícias Barbosa toma posse hoje: País voltará a crescer e manterá meta fiscal de 0,5% do PIB para 2016

Barbosa toma posse hoje: País voltará a crescer e manterá meta fiscal de 0,5% do PIB para 2016

3 min read
0

nelson barbosa1

A presidenta Dilma Rousseff empossa hoje, às 17h, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que deixa a pasta do Planejamento para substituir o economista Joaquim Levy. Para ocupar a vaga deixada no Planejamento, a presidenta escolheu Valdir Simão, que ocupa desde janeiro deste ano a função de ministro da Controladoria Geral da União (CGU).

Na primeira entrevista coletiva como titular da economia, no Palácio do Planalto, Nelson Barbosa disse que o Brasil tem tudo para voltar a crescer. E reafirmou seu compromisso com a estabilidade fiscal, garantindo que manterá a meta de economizar 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, como foi aprovada no Congresso Nacional nesta semana.

A meta fiscal, o chamado superávit primário, é a economia que o governo faz para pagar os juros da dívida. “O compromisso com a estabilidade fiscal se mantém o mesmo. O volume de cortes e despesas discricionárias deve atingir R$ 78,5 bilhões. Em 2016, esperamos gastar o mesmo que gastamos seis anos atrás”, afirmou Barbosa.

O novo ministro da Fazenda falou que se mantém confiante quanto à volta do crescimento do País. “Tenho plena confiança que a economia brasileira tem capital humano, capital físico e expertise para superar os desafios. (…) Estamos em uma fase de transição na economia brasileira, em fase de ajustes para um novo ciclo de crescimento”.

Sobre a economia das despesas do governo, Barbosa lembrou que têm sido adotadas várias medidas de gestão para otimizar o gasto público e que a meta continua sendo promover o reequilíbrio fiscal. “Somente com a estabilidade fiscal é que teremos um desenvolvimento sustentável”.

PT na Câmara com Blog do Planalto

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…