Home Portal Multimídia Governo é totalmente contrário a qualquer proposta de corte no Bolsa Família, diz Pimenta

Governo é totalmente contrário a qualquer proposta de corte no Bolsa Família, diz Pimenta

6 min read
0

paulo pimenta jocivaldo

 

Em entrevista nesta segunda-feira (14), o líder do governo na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, deputado Paulo Pimenta (PT-RS) , voltou a enfatizar que o Executivo é “totalmente contrário” a “qualquer proposta” de corte no orçamento do programa Bolsa Família. O orçamento de 2016 pode ser votado esta semana na CMO e o relator da comissão, Ricardo Barros (PP-PR) propõe um corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família.

“A proposta que o relator apresenta pretende retirar R$ 10 bilhões, 35% do orçamento total do programa, atingindo 23,8 milhões de pessoas, exatamente aquelas pessoas que mais precisam. Qualquer proposta de redução orçamentária significa tirar pessoas do programa e o governo é contrário a isso. Nós não aceitaremos, de nenhuma maneira, qualquer tipo de corte no Bolsa Família”, reiterou Pimenta.

“Esse é um programa fundamental, criado pelo ex-presidente Lula, ampliado e aperfeiçoado pela presidenta Dilma, e foi o principal programa que possibilitou ao Brasil sair do Mapa da Fome no mundo e do mapa da miséria”, argumentou o parlamentar.

Paulo Pimenta lembrou ainda que o programa “tem um alcance e um impacto social extraordinário, gera um índice de presença escolar de 85%”, taxa superior à média nacional no ensino público. “E é um programa que tem um índice de retirada do caixa superior a 99,3%, portanto não existe sobra orçamentária”, observou o deputado gaúcho.

Economia – O parlamentar também ressaltou que o programa tem “um papel fundamental” na manutenção da atividade econômica. “As famílias que recebem o Bolsa Família gastam no mercado, compram material escolar, movimentam a economia, ajudam a gerar emprego, ajudam a melhorar a vida das pessoas. Cortar o Bolsa Família é também reduzir a atividade econômica, fazendo com que a distribuição de renda seja reduzida e tendo impacto na possibilidade de crescimento do desemprego”, concluiu Pimenta.

PT na Câmara
Foto: Jocivaldo Vale/PT na Câmara

 Ouça o Deputado Vicente Cândido na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Crescimento de violações aos direitos humanos é destaque em sessão solene na Câmara

Representantes da sociedade civil e do Ministério Público lamentaram, nesta sexta-feira (6…