Home Portal Notícias Maria do Rosário, Moema e Benedita apoiam luta contra Aids e expressam preocupações

Maria do Rosário, Moema e Benedita apoiam luta contra Aids e expressam preocupações

8 min read
0

maria do rosario luis macedoNo Dia Internacional de Luta contra a Aids, deputadas do PT manifestaram apoio às políticas públicas de combate à epidemia. Maria do Rosário (PT-RS) destacou que o Brasil é “referência para o mundo” na área, mas precisa avançar ainda mais nas ações de tratamento, diante das 35 mil mortes em decorrência da doença a cada ano.

“O Brasil teve a coragem de estabelecer a quebra da Lei de Patentes e garantir esses medicamentos de controle viral como direito fundamental, mas nós precisamos garantir que o atendimento multidisciplinar nas unidades de saúde seja assegurado a todas as pessoas que vivem com HIV e AIDS, para que o preconceito possa ser superado”, defendeu Rosário, que também chamou a atenção para a situação das 10 mil crianças vítimas do vírus zika.

“Os temas de saúde têm a ver com a prevenção, mas têm a ver também com a capacidade de valorizarmos os servidores da área de saúde e de compreendermos os temas da saúde para além da política de saúde, mas vinculados à educação, vinculados à prevenção, vinculados a uma vida com qualidade, algo que está na agenda de trabalho deste País e que nós, como Parlamento, devemos participar cotidianamente”, acrescentou a deputada gaúcha.

A deputada Moema Gramacho (PT-BA) disse que se soma ao Dezembro Vermelho, que simboliza a luta contra a Aids, e registrou sua apreensão com a juventude. “Nós temos uma juventude que hoje não tem se preocupado muito com a questão da Aids. Nós precisamos alertar os nossos jovens do quanto é importante estar atento a essa questão. É preciso também que todos os órgãos públicos e os municípios continuem desenvolvendo políticas públicas para garantir a prevenção, a assistência e o tratamento. É claro que com o avanço do tratamento, nós tivemos certo relaxamento por parte de todos, mas, em especial, por parte da própria juventude”, disse Moema.

Já a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) também saudou o Dia Mundial de Luta contra a Aids e propôs uma reflexão para questionarmos um mito relacionado à doença. “Temos uma falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, esquecendo-nos de que somos todos vulneráveis”, ressaltou a parlamentar fluminense.

Benedita também lembrou que as desigualdades de recorte racial também se fazem presentes presente nos índices de saúde. “No que diz respeito à saúde, a AIDS não é diferente. As informações e pesquisas que nós temos sobre raça e cor estão incluídas nas notificações do Programa Nacional de DST/AIDS. E os primeiros dados apresentados no boletim de 2004 apontavam queda nos casos de AIDS entre as pessoas que disseram ser da cor branca e aumento entre as que se autodeclararam como sendo pretas e pardas”, lamentou.

PT na Câmara
Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

Ouça a Deputada Maria do Rosário na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT requer informações de Paulo Guedes sobre cessão de carteira de crédito de R$ 2,9 bi do BB para o BTG Pactual

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), protocolou hoje (15) requerimento de informações…