Home Portal Notícias Ministra Nilma Lino debate promoção da igualdade racial no Acre

Ministra Nilma Lino debate promoção da igualdade racial no Acre

5 min read
0

IGUALDADE RACIAL

A oitava etapa da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo começou hoje (26 ) e termina amanhã em Rio Branco, Acre, com a presença da ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes. Ela comanda uma caravana que participa de encontros com acadêmicos, políticos, gestores e membros da sociedade civil para discutir políticas para enfrentamento e superação do racismo.mINISTRA

Nilma Lino assinou nesta quinta-feira convênio com 13 municípios acreanos para a promoção e formação de gestores em políticas de promoção da igualdade racial. Ela também vai visitar os imigrantes que estão abrigados no Acre. A Caravana tem por objetivo levar as políticas de promoção da igualdade racial do governo federal para os estados e municípios, transformando o tema em uma ação integrada de Estado.

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), destacou a importância da visita da ministra ao estado, para promover  o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), ‘’criado para viabilizar a capilaridade do sistema de promoção da igualdade racial em todo o país’’.

Pelo Sinapir, conforme lembrou o líder, municípios e estados aderem de forma espontânea ao sistema, bastando preencher os requisitos para poder integrá-lo. Para isso, é preciso haver um órgão governamental e um conselho de promoção da igualdade racial .

A Caravana teve início em abril, no estado do Pará, e agora retornou à região Norte,  encerrando o calendário de 2015 durante as atividades do Mês da Consciência Negra. A ministra Nilma destacou a importância do  “Novembro pela Igualdade Racial”, que alcançou toda a sociedade.  

“Vejo uma discussão maior e mais densa no Brasil sobre os efeitos nefastos do racismo na vida de brasileiros e brasileiras. A questão racial aos poucos começa a ser incorporada pela sociedade brasileira como uma questão nossa, enquanto sociedade, e não como uma questão unicamente dos negros e das negras”, afirmou.

O líder Sibá Machado lamentou não poder acompanhar a ministra na visita ao Acre, em razão de compromissos políticos e parlamentares. A ministra Nilma Lino foi a Rio Branco a convite do parlamentar.

Equipe  PT na Câmara dos Deputados

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT na Câmara aciona PGR, TCU e CVM para investigar operação suspeita com ações da Petrobras

A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (3) ações na Procuradoria-Geral da República, no…