Home Portal Notícias Leonardo Monteiro reafirma compromisso com luta contra racismo

Leonardo Monteiro reafirma compromisso com luta contra racismo

4 min read
0

LeonardoMonteiro gustavo

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) registrou em plenário a passagem do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.  A data, que integra a semana da Consciência Negra, foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nesta data em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravidão no período do Brasil Colonial.


 “O Dia 20 de novembro é uma ocasião dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Ao comemorarmos o Dia da Consciência Negra, devemos reafirmar nosso compromisso com a luta contra o racismo e a opressão. Essa data procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1549.”, afirmou Leonardo Monteiro.

O parlamentar petista elogiou as iniciativas implementadas nos governos Lula e Dilma e que estão permitindo caminhar no sentido de fazer importante reparação histórica das condições das populações afrodescendentes. “É fundamental que a sociedade brasileira caminhe para a inclusão e a integração, com mais oportunidades para todos e todas. E a população afrodescendente tem se beneficiado com várias políticas públicas, desde as cotas para ingresso em universidades até os certificados de titulação de terras de remanescentes de quilombos”, disse.

 O Dia da Consciência Negra, acrescentou o parlamentar petista, surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram desde a colonização do Brasil. “Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos. Já estamos no século XXI, e, embora muitos avanços tenham sido conquistados, o negro ainda precisa vencer o preconceito e a falta de oportunidades. Mas estamos caminhando neste sentido, o de uma sociedade mais justa e mais inclusiva para todas e para todos”, finalizou Leonardo Monteiro.

Gizele Benitz

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas criticam política econômica de Bolsonaro e Guedes que provoca rombo nas contas externas

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo desta segunda-feira (27), o déficit em transa…