Home Portal Notícias Pela primeira vez, um negro está no comando do Ministério da Justiça no Dia da Consciência Negra

Pela primeira vez, um negro está no comando do Ministério da Justiça no Dia da Consciência Negra

3 min read
0

gabrielsampaio

Pela primeira vez na história do Brasil o Ministério da Justiça, no Dia Nacional da Consciência Negra, está sob o comando de um negro. O atual Secretário de Assuntos Legislativos do órgão, Gabriel Sampaio, assumiu desde ontem (19) a pasta por conta da viagem do titular, ministro José Eduardo Cardozo, que está em viagem oficial ao Peru. O advogado Gabriel Sampaio, que iniciou sua atuação na defesa de movimentos sociais e populações vulneráveis em São Paulo, destacou a importância do fato.

“Esse momento simboliza todo um esforço que os governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma tem feito para garantir os direitos fundamentais da população negra no Brasil. Essa tem sido uma tarefa árdua, que ainda não está terminada, mas que avançou muito nos últimos”, ressaltou Sampaio.

Entre os avanços destacados pelo ministro em exercício, foram citadas as leis que garantem a reserva de cotas e o ensino da história africana nas escolas.

Biografia – Formado em 2005 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), Gabriel Sampaio também cursou o mestrado em Direito Processual Penal na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Na atividade profissional começou no Núcleo de Práticas Jurídicas (PUC-SP), onde prestava atendimento a população da comunidade de Heliópolis. Gabriel Sampaio também atuou na defesa de movimentos sociais e foi diretor do Sindicato dos Advogados de São Paulo.

Em Brasília ele foi conferencista e advogado na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e no Ministério da Justiça, chefe de gabinete do Secretário de Reforma do Judiciário; diretor da Secretaria de Assuntos Legislativos; e atualmente é secretário da pasta.

Héber Carvalho

Foto: Janine Moraes

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT na Câmara aciona PGR, TCU e CVM para investigar operação suspeita com ações da Petrobras

A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (3) ações na Procuradoria-Geral da República, no…