Home Portal Notícias Petistas comemoram Dia da Consciência Negra e reafirmam compromisso com luta contra o racismo e a opressão

Petistas comemoram Dia da Consciência Negra e reafirmam compromisso com luta contra o racismo e a opressão

8 min read
0

benedita saguas valmir

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta quinta-feira (19) para lembrar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A data, que integra a semana da Consciência Negra, foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nesta data em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o dia 20 de novembro é uma referência para o movimento negro brasileiro. “A fama e o símbolo de resistência de Zumbi contra a escravidão fizeram com que ele fosse escolhido pelos ativistas negros para representar esse dia”.

A parlamentar elogiou a entrega hoje (19), pela presidenta Dilma, de certificados de titulação de terras de remanescentes de quilombos. O ato aconteceu em Brasília durante cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra.

“Com isso, fica mais uma vez registrado o compromisso do governo federal, da presidenta Dilma, com a demarcação das terras dos remanescentes de quilombos”, disse Benedita da Silva.

Ao lembrar o Dia da Consciência Negra, o deputado Ságuas Moraes (PT-MT) reafirmou a importância da data e lembrou que a partir dos governos Lula e Dilma teve início “esse reparo histórico” das condições das populações afrodescendentes. “O 20 de novembro será um dia de comemoração da vitória, após séculos de luta, contra o racismo, a violência e a opressão, mas também um dia de renovarmos as energias para seguir lutando por mais direitos contra todas as formas de descriminação que ainda permeiam as relações sociais no nosso País”.

Ságuas Moraes parabenizou as mulheres pela Marcha das Mulheres Negras, realizada nesta semana em Brasília. “ O ano de 2015 será lembrado como o ano em que milhares de mulheres brasileiras se mobilizaram para reivindicar seus direitos e, com coragem, exigir respeito à sua dignidade e às suas vidas. Tivemos em agosto a Marcha das Margaridas e ontem tivemos a Marcha das Mulheres Negras, que, além de denunciar o racismo, defende os seus direitos a uma vida sem violência de qualquer espécie e promove o bem viver.

Parabenizo a todas as mulheres, em especial as parlamentares do Partido dos Trabalhadores que estiveram à frente desse movimento.
Para o deputado Assis Carvalho (PT-PI) a semana da Consciência Negra “é uma atividade necessária” para que o Brasil conheça e compreenda a história do país.

O deputado João Daniel (PT-SE) afirmou que o 20 de novembro é o dia de luta do povo negro brasileiro. “O Brasil precisa reconhecer, na sua verdadeira história, as atrocidades cometidas contra os negros deste País”.

“O dia 20 de novembro não é somente mais uma data no calendário, é uma data que nos lembra da resistência dos negros à escravidão e ao racismo”, afirmou o deputado Luiz Couto (PT-PB).

Já o deputado Marcon (PT-RS) citou que a data deve ser comemorada sempre. “Todos os dias, todas as semanas e todos os meses. Temos que nos respeitar mais, temos que acabar com a questão da discriminação. Esse é um debate que a sociedade tem que fazer”.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) saudou o Dia da Consciência Negra e defendeu que o 20 de novembro seja transformado em feriado nacional. “Um projeto de lei de minha autoria tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania estabelecendo o dia 20 como feriado nacional. Seria importante o Congresso Nacional estabelecer este feriado para homenagear todos aqueles que lutam, que lutaram e que deram sua vida para a construção deste Brasil”, disse.

Em 2003, a Lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. Em 2011, a presidenta Dilma sancionou a Lei 12.519 que criou a data. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras.

Gizele Benitz

Fotos: Salu Parente/Gustavo Bezerra

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota oficial do ex-presidente sobre a Covid

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou nesta quarta-feira (20) ao Brasil após …